Top 15 Receitas de Comidas Saudáveis – Rápidas e Deliciosas

Fazer receitas de comidas saudáveis hoje em dia está cada vez mais “em alta”. Afinal, há uma necessidade enorme em se pensar na própria saúde para que o médio e longo prazo seja muito mais tranquilo e equilibrado. Porém, muitas vezes falta criatividade ou mesmo conhecimento de boas receitas para que a rotina não fique monótona.

E justamente por isso, vamos te ajudar hoje com 15 super receitas de comidas saudáveis que podem entrar no seu cardápio semanal ou mensal de forma a intercalar e, assim, começar a construir hábitos saudáveis para sua vida. Acompanhe!

receitas de comidas saudáveis
Receitas saudáveis – Foto: Freepik

Receitas de Comidas Saudáveis – Como escolher uma boa receita?

Para escolher boas receitas de comidas saudáveis você precisa, antes de mais nada, saber o que você gosta! Isso mesmo. Receitas saudáveis não precisam ser chatas, ruins ou monótonas. E você pode, sim, construir cardápios com aquilo que você gosta de comer, pois sempre há uma forma fitness de montar um prato de comida.

Desde um pão low carb, até uma pizza low carb. Tudo é possível de ser feito para que você possa, assim, ingerir menos ingredientes ruins e mais ingredientes que trazem saúde no médio e longo prazo.

Separamos 15 receitas incríveis que você pode fazer aí na sua casa com um pouco de tempo, os ingredientes certos e, claro, muita vontade de consumir receitas incríveis!

Veja abaixo.

Tilápia assada

A primeira receita, é de tilápia assada. Peixes são um dos alimentos mais incríveis para usar na sua rotina saudável. Eles oferecem uma série de benefícios para o corpo e, assados, ainda mais.

Para o preparo, basta temperar o peixe com alho, suco de limão, algumas ervas da sua preferência e sal. Depois basta garantir que toda a tilápia tenha recebido o tempero de forma linear e, assim, coloque-a em uma forma para levar ao forno por 40 ou 50 minutinhos.

Dica extra: se você quiser, poderá ainda adicionar legumes na forma. Isto torna o prato ainda mais saboroso.

Ovos com batata-doce

Esta é uma receita para ser fitness! Na verdade, estes são dois ingredientes incríveis para fazer parte da sua rotina de comidinhas saudáveis. Afinal, o ovo é uma proteína muito boa e a batata-doce, um carboidrato “leve”.

Os ingredientes são:

  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Meia cebola;
  • Meia batata-doce média e cozida;
  • 1 colher (sobremesa) de extrato de tomate;
  • 2 ovos;
  • Especiarias a gosto (salsinha, pimenta, etc);

Para fazer, basta fritar a cebola no azeite até que ela comece a soar. Depois, acrescente a batata-doce cozida em cubinhos, as especiarias e o extrato de tomate. Assim sendo, deixe tudo cozinhar um pouco. Se preciso for, adicione um pouquinho de água para facilitar o processo.

Depois, basta fazer um espaço na mistura da frigideira e adicionar o ovo para que ele frite. Quando estiver no ponto, basta servir!

receitas de comidas saudáveis
Receitas saudáveis – Foto: Freepik

Salada tipo vinagrete com manga

Esta é muito fácil! Basta cortar os ingredientes em cubinhos (pepino, tomate e manga), adicionar os temperos como coentro, vinagre de maçã, azeite de oliva e suco de limão e misturar tudo!

Couve empanada com ovos

Esta também é uma receita muito simples. Para fazer, separe os seguintes ingredientes:

  • Meia couve-flor;
  • Meia colher de sopa de azeita extra virgem;
  • 3 ovos;
  • Sal;
  • Orégano;

Assim sendo, para fazer, basta colocar o azeite em uma frigideira e adicionar a couve-flor em pedacinhos (não muito pequenos). Depois, adicione o ovo e envolva toda a couve-flor até que o ovo crie consistência ao redor de toda a couve-flor e pronto!

Detalhe: os temperos podem ser adicionados no ovo, antes de misturar na frigideira. E a couve-flor deve ser fervida por alguns minutos antes de ir a frigideira, ok?

Pizza low carb

Aqui, a ideia é preparar uma massa de pizza low carb. Para isso, você vai precisar de couve-flor, 1 ovo e queijo ralado.

Assim sendo, rale a couve-flor até ela virar uma “farinha”. Depois, adicione o queijo na massa e o ovo. Misture tudo, até parecer uma massa de bolo. Para finalizar, basta colocar em uma assadeira e levar ao forno por alguns minutos até que fique dourado. Pronto, você tem uma massa de pizza deliciosa e muito nutritiva!

O recheio fica a seu critério, mas não vale exagerar, ok?

Salmão grelhado com especiarias

O salmão grelhado é uma das receitas mais práticas que você pode fazer na sua casa. Para isso, separe uma peça de salmão que seja suficiente para a sua refeição e tempere com azeite de oliva, tomate, alho e espinafre. Agora, basta grelhar e se deliciar!

Espaguete de abobrinha com molho pesto de hortelã

Para fazer esta receita, basta adicionar os seguintes ingredientes no liquidificador: folhas de hortelã, nozes, alho, azeite, suco de limão, sal e pimenta. Misture tudo e o pesto ficará pronto.

Agora, basta fazer o espaguete de abobrinha e pronto!

receitas de comidas saudáveis
Prato de frango grelhado – Foto: Freepik

Sopinha de abóbora

Outra receita muito simples de fazer. Separe os seguintes ingredientes:

  • Azeite de oliva;
  • Sal;
  • Gengibre;
  • Cúrcuma em pó;
  • Gergelim;
  • Abóbora em pedaços;

Para preparar, basta cozinhar os ingredientes como uma sopinha normal!

Crepioca

Vamos fazer crepioca? É muito simples. Basta adicionar uma porção de tapioca e misturar ela com ovos. A consistência ficará semelhante a uma massinha. Você poderá adicionar os ingredientes que quiser para o recheio!

Arroz vermelho

Para fazer o arroz vermelho, basta deixá-lo de molho por cerca de 2h e fazer o cozimento por meia hora. Tempere a gosto.

Poke vegetariano

Para fazer o poke vegetariano, basta separar os ingredientes certos e misturá-los! Você vai precisar de quinoa, molho tahine com mostarda, cogumelos, alface, tomatinhos tipo cereja e grão-de-bico. Se quiser, poderá ainda adicionar avocado.

Depois, coloque tudo em um pote de vidro com fechamento estilo hermético.

Frango gratinado

O frango gratinado fica delicioso. Para fazê-lo, basta separar fatias de peito de frango e temperar com sal, pimenta a gosto e demais itens da sua preferência. Depois, leve o frango até uma assadeira ou grelha e deixe-o gratinar.

Você pode adicionar batata-doce e legumes na receita, que dará ainda mais consistência ao prato!

prato de arroz
Prato de arroz – Foto: Freepik

Torta de legumes

Aqui, a ideia é preparar uma massa com legumes. Para fazer a massa, basta adicionar ovos, 1/4 de farinha de trigo, 1/4 de farinha de aveia fina e 1 colher (chá) de fermento. Com isto basta bater até virar uma massa e depois adicionar os legumes.

Os legumes, podem ser: brócolis, cenoura ralada, tomate sem semente e outros itens de sua preferência. Agora, misture tudo e leve para assar.

Abobrinha grelhada

Para fazer a abobrinha, basta cortar ela em pedaços grandes e levar até a churrasqueira até dourar/gratinar. Depois, você ainda pode usar tomate, orégano e manjericão como forma de sobreposição.

Macarrão integral

E por fim, uma das receitas de comidas saudáveis mais simples. Para fazê-la, basta cozinhar a massa de macarrão integral e criar um molho fitness com tomates, manjericão e, como complemento, você poderá colocar queijo ralado de búfala. Simples assim!

A gente sabe que nem sempre é fácil ter todos os ingredientes a mão. Fazer receitas de comidas saudáveis ou mesmo dietas sem glúten pode se tornar rotina a partir do momento que você cria um cronograma. Para isso, não queira mudar de vida da noite para o dia.

Assim sendo, vá aos poucos, testes receitas, teste seu paladar e, com o tempo, você já estará comprando ingredientes saudáveis automaticamente no mercado.

Desta forma, se tiver mais alguma receita, compartilhe nos comentários.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui