Muitas mulheres ainda têm dúvidas se treinar menstruada faz mal e quais são os efeitos dos exercícios durante o período menstrual. Assim você poderá manter treinos mais saudáveis e adequados para este momento tão delicado no dia a dia de uma mulher. Acompanhe a seguir.

Para ler mais tarde: Crossfit Emagrece? Vale a pena? Entenda tudo aqui

Treinar menstruada faz mal?

Não. Dizer que treinar menstruada faz mal é um dos maiores mitos que existem. Isso porque o exercício pode, na realidade, promover efeitos positivos para estes dias tão delicados. Afinal, você estará exercitando o corpo, gastando energia e liberando endorfina. Dessa maneira, diminui expressivamente os efeitos negativos do período.

treinar menstruada faz mal
Mulher treinando braço no sofá. Foto: Freepik

Portanto, se a sua menstruação descer no dia do treino, não se preocupe! Apenas utilize o absorvente ou o coletor mais adequado ao seu fluxo e treine como de costume. Você não terá nenhum efeito negativo na sua saúde, por conta disso, mas sim, terá mais bem estar.

Treinar menstruada faz mal – O exercício pode alterar o fluxo?

Os exercícios físicos intensos podem ocasionar variações no fluxo e até mesmo suspender a menstruação. Entretanto, este tipo de efeito não é nada nocivo para o nosso organismo. Na realidade, isso apenas acontece como um reflexo dos níveis de hormônios em nosso corpo. Quando praticamos exercícios, isso se altera.

Assim, com este balanceamento diferenciado dos hormônios, acabamos por ter impacto na produção daqueles diretamente ligados com o fluxo de sangue expelido durante o período menstrual. Portanto, trata-se de um reflexo natural, que pode variar de acordo com a intensidade do exercício e a saúde da mulher.

Veja também: Falta de disposição – Da onde vem? Como ter mais disposição?

Treinar menstruada faz mal – Exercícios melhoram o humor durante o período menstrual

Este é outro ponto que quebra com a ideia de que treinar menstruada faz mal. Afinal, como mencionamos, os exercícios liberam endorfina em nosso organismo, sendo esta responsável pela sensação de prazer que sentimos ao praticar uma atividade física.

Como consequência, as sensações de estresse e outros efeitos negativos da oscilação de humor causada pela TPM, podem ser mais equilibradas e o humor melhorado. E sabemos o quanto isso é importante para elevar a qualidade de vida da mulher, como um todo.

treinar menstruada faz mal
Mulher sentada na grama com garrafa na mão – Foto: Freepik

Treinar menstruada faz mal – Exercícios diminuem as cólicas

Os exercícios também agem como aliados na hora de aliviar as cólicas. Existem exercícios específicos, inclusive, que podem gerar efeitos rápidos na diminuição das contrações do útero. Tudo isso somado com a endorfina, alivia – e muito – as dores nada agradáveis.

Entretanto, isso não quer dizer que você deve simplesmente abusar de exercícios intensos com o objetivo de aliviar a dor, ok? Cada mulher pode ter cólica de diferentes intensidades e, portanto, é preciso avaliar o seu caso e os efeitos em seu corpo. Caso as dores sejam extremamente fortes, é melhor conversar com o seu médico primeiro.

Porém, se o incômodo não lhe impede de praticar o exercício, inclua essa rotina de atividade física mesmo no seu período menstrual e desfrute de ótimos resultados.

Saiba mais sobre: Como Começar a Treinar na Academia – Cuidados, Motivação e Resultados

Treinar menstruada faz mal – A fraqueza é pode ser driblada nestes dias

Sabemos que durante o período menstrual a perda de sangue e variação hormonal pode ocasionar um aumento na fraqueza e até na fadiga como um todo. Porém, se você não quer deixar as atividades físicas de lado, e já sabe que é mentira que treinar menstruada faz mal, você poderá seguir as dicas abaixo:

  • Use roupas adequadas, que não deixem tão abafada a região íntima, mas que mantenha o absorvente firme.
  • Aposte em exercícios mais leves e suaves, não sendo tão pesados como o treino recorrente. Você notará mais disposição por conta disso.
  • Não tente chegar ao limite máximo. Mas sim, faça dentro das suas possibilidades, para assim, não acontecer um cansaço excessivo que lhe impeça de continuar.

Passado o período menstrual, você poderá nas duas primeiras semanas seguintes pegar mais pesado no treino, sendo este o período em que a mulher está mais resistente e forte. Experimente e veja os resultados nos seus treinos!

treinar menstruada faz mal
Mulher malhando na academia – Foto: Freepik

Treinar menstruada faz mal – Não causa efeitos colaterais negativos

Por fim, podemos enaltecer que treinar menstruada não causa efeitos negativos e nocivos na saúde, pelo contrário. Você se sentirá mais animada, com o humor mais equilibrado e com um fluxo menstrual menos intenso. Além disso, poderá ainda desfrutar de uma diminuição nas cólicas, o que é muito importante para manter a qualidade de vida da mulher.

Sendo assim, você pode descartar os tabus impostos acerca do ciclo menstrual de uma mulher. E lembre-se que sempre que tiver dúvidas, você pode conversar com o seu médico, para assim ter uma vida muito mais leve e saudável.

Veja mais informações aqui: Treino ABC Feminino – O que é? Como fazer?

E se eu nunca menstruar?

Há quem prefira consumir anticoncepcional para nunca menstruar, simplesmente por se sentir melhor dessa forma. Na prática, nada irá mudar nos seus treinos, já que não menstruar não é um problema.

Afinal, se você não menstrua, é porque simplesmente não há nada que o seu corpo precise expelir naquele momento. Portanto, nada ficará acumulado dentro de você, como certos mitos apontam.

Assim sendo, faça a prática de exercícios de um modo equilibrado e confortável para você. Pois, dessa forma, você terá ainda mais resultados positivos e se manterá motivada. Sendo uma mulher que menstrua ou não. Faça do seu jeito e, sempre que notar qualquer alteração expressiva na saúde, converse com um profissional.

Leia também: Dieta Hipertrofia Feminina – O que comer? Como organizar a dieta?

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui