Como malhar sozinho e obter bons resultados

U Marcos A.    t 5 de agosto de 2015


Tem muita gente que vai para a academia para ver a “galera” ou então leva a sua própria galera junto e são inseparáveis. Também tem aqueles que só entram na academia com um amigo porque precisam de um “estímulo a mais” para começar a malhar.

Como malhar sozinho e obter bons resultados

O problema é que depender de outra pessoa para fazer algo nunca dá muito certo. Imprevistos podem acontecer no trabalho e ele precisar faltar à academia ou ele pode adoecer como todo ser humano comum e novamente não poder treinar. E você vai fazer o que? Ficar doente junto com ele? É claro que não!

Dicas para malhar sozinho

Pois bem, você precisa aprender a caminhar sozinho em qualquer coisa que faça na vida e musculação é uma delas. Existem vários truques para driblar aquele dia em que o companheiro de pesos não pode estar por perto. Essas dicas vão facilitar a sua vida sem perder a qualidade nos treinos.

Mexa nas variáveis

Elas são muito importantes para o bom resultado de um treino. Modificar amplitude de movimento, quantidade de carga e tempo de descanso são coisas que você pode fazer sem ajuda e conseguir maior intensidade nos treinos. Por exemplo, um treino de supino exige, normalmente, uma carga elevada e a ajuda de uma pessoa ao lado para evitar acidentes. Você pode reduzir a carga, o tempo de descanso e aumentar a amplitude de movimento. Os resultados são praticamente os mesmos.

Como malhar sozinho e obter bons resultados

Veja aqui um pouco mais sobre o descanso entre as séries de repetições.

Use mais aparelhos

No dia em que você estiver sozinho que tal variar um pouco e abusar dos aparelhos? Quando você faz agachamento, por exemplo, na barra solta, normalmente precisa que alguém fique atrás de você para evitar algum acidente e estabilizar a coluna. Fazer o exercício na barra fixa é muito mais seguro e você pode até mesmo aumentar a carga.

Saiba todos os benefícios que o agachamento pode oferecer.

Faça um treino mais intenso

Aquele companheiro de academia é ótimo para te ajudar a pegar cargas maiores e ir até a falha muscular. É ele quem te ajuda a erguer a carga naquela última repetição que os músculos não aguentam mais. Porém, quando você está só a ideia é que seu treino durará menos tempo porque você aumentará a intensidade e reduzirá o tempo de descanso.

Como malhar sozinho e obter bons resultados

Fique de olho na metodologia correta

Os treinos mais indicados para quem treina sozinho são o Rest-Pause, o Drop-Set e o Bi-Set. Eles conseguem aumentar a intensidade sem que você precise de ajuda para fazer os exercícios. Lembre-se de aumentar a intensidade com qualidade. Quando perceber que o seu corpo está compensando durante o movimento é melhor reduzir a carga, aumentar a amplitude e fazer da forma correta.

Saiba qual dos dois você deve priorizar: carga x amplitude de movimento.

Lembre-se do instrutor

Quando estamos acostumados a malhar com alguém ao lado nos esquecemos de existe uma pessoa que está ali só para de auxiliar: o instrutor. Você pode pedir ajuda a ele, uma vez ou outra, para fazer aquele exercício que dá mais resultados para o seu corpo.


2 respostas para “Como malhar sozinho e obter bons resultados”

  1. Fredson disse:

    O que é Drop-set ou Rest-pause?

  2. Cristiane disse:

    Quero malhar sozinha na academia de casa

Deixe uma resposta