Para muitos praticantes de atividades físicas na água, uma dos fatores que mais desanimam na hora de botar a sunga ou maiô e cair na piscina é o acúmulo de água no ouvido.
Além da sensação incômoda, de surdez e zumbido, a água dentro do canal auditivo pode criar o ambiente perfeito para uma infecção chamada otite externa, ou otite de nadador. Na maioria dos casos, a água pode ser “convidada a se retirar” com algumas técnicas caseiras.
Vinagre e álcool
Se você pratica natação algumas vezes por semana ou mesmo todos os dias, precisa cuidar do fator água no ouvido com frequência. Uma solução caseira feita com meia medida de vinagre branco e meia medida de álcool isopropílico. A quantidade usada par apingar nos ouvidos é mínima, apenas algumas gotas – o álcool auxilia na evaporação mais rápida da água e o ácido do vinagre desinfeta o canal. A única contraindicação é para pessoas com tímpano perfurados.
Usando as mãos
Incline sua cabeça de modo a deixar o ouvido afetado para baixo. Coloque a palma da mão nesse ouvido e faça movimentos como se estivesse desentupindo o ralo de uma pia. Ao pressionar o ar para dentro e deixá-lo sair rapidamente, você “puxa” a água de dentro do ouvido. Você pode fazer isso com o dedo indicador, mas esteja certo de estar com as unhas aparadas e limpas, para não ferir e contaminar o canal auditivo.
Secador de cabelos
Sim, um secador de cabelos! Claro, você não vai ligá-lo na temperatura máxima e aproximá-lo da orelha, pois só vai resultar em queimaduras. Coloque-o na temperatura mais baixa, ou mesmo fria, e direcione o ar para a entrada do ouvido a uma distância de 30 cm.
Medicamentos
Medicamentos para ouvido que não necessitam de prescrição médica, pois são para limpeza, podem ser usados. Eles geralmente têm álcool em suas composições, pois precisam evaporar a umidade, que é a maior causa de inflamações e infecções.
Massagem
Massageie a orelha em sentido horário com uma toalha macia, com a cabeça inclinada de forma a fazer a água descer. Puxe o lóbulo para baixo e o topo da orelha para o lado, alargando o canal auditivo. Assim a água presa se move e a gravidade ajuda ela a sair. Faça movimentos de mastigação, bocejo, masque chicletes, Essa movimentação geralmente é o suficiente para retirar o líquido do canal.
E o cotonete?
Pois é. Esse item presente no armário do banheiro de tantas pessoas deve ser evitado. No caso das pessoas com água presa no ouvido, ele pode prejudicar pois empurra a cera que pode estar bloqueando a água ou até mesmo empurra a água ainda mais para dentro. Além disso, pode arranhar o duto e causar uma inflamação.
Algumas pessoas são mais suscetíveis a ter água presa dentro do ouvido, devido ao formato da orelha, do canal, etc. Logo após sair da piscina, já inicie os procedimentos de massagem e secagem com a toalha. Quanto menos a água ficar presa, menor as chances de ganhar uma infecção de ouvido.
Se nada funcionar e você começar a sentir dor e coceira, procure um médico. Você não vai querer deixar passar e acordar durante a noite com uma dor lancinante.