Se você vai regularmente à academia e tem alguma experiência, são boas as chances de que você tenha ouvido e visto coisas feitas por instrutores que são de arrepiar.
Para não cair e permanecer nas mãos de um instrutor de capacidade duvidosa, é bom se ligar nessas dicas do site Muscle e Fitness:
Mulheres devem evitar peso
Alguns instrutores dizem que mulheres deveriam evitar pesos e só trabalhar com exercícios cardio para queimar gordura.
É claro que isso é errado, pois o ganho com o trabalho com pesos vai melhorar a estrutura e densidade muscular. Um treino intenso com super séries e combinações de movimentos vão apenas ajudar a queimar melhor a gordura, mesmo depois do treino completo.
Tem que doer mesmo
Ouviu o instrutor dizendo que dor é normal? Desconfie. A desistência na primeira semana com instrutores que forçam a barra e fazem o praticante sofrer durante e depois do treino é alta.
Para quem está começando, o ideal é se divertir fazendo o treino, não chorar de dor. Encorajar o praticante a sair da zona de conforto pode melhorar os ganhos, mas, em resumo, a dor é uma forma do corpo dizer que algo está errado.
Treinos de instabilidade errados
Usar pesos leves quando o praticante já está sobre uma superfície instável é comprometedor. Apenas fazer um movimento, sem a resistência de um peso, é perda de tempo.
É necessário, mesmo sobre uma superfície instável, que haja a resistência do peso, como em qualquer outro exercício.
Comer menos e queimar mais
Menos calorias leva a metabolismo mais lento. Muitas pessoas, incluindo mulheres, precisam de mais calorias para queimar gordura.
Ou seja, comer nos primeiros 45 minutos depois de acordar e a cada 2h30 ou 3h durante o dia, colocando proteína em cada refeição. Simples.
Infelizmente, a aparência conta
Um bom sinal de que o instrutor pode não ser muito confiável é visual. Se o instrutor ou personal trainer não mantém o mínimo de forma física, é um bom sinal para procurar outra pessoa.
Eles conhecem a “melhor dieta”
Não há um dieta que abranja todos os corpos e estilos, portanto começar com essa ideia denuncia pouco conhecimento de nutrição. Aconselhamento personalizado é bem melhor e diferente de dar a mesma dieta para todos.
Quer saber mais para escolher o melhor personal? Leia nossa matéria sobre como escolher um bom personal trainer.