Entender o que é barriga hormonal pode fazer com que você dê um “salto” de qualidade no seu conhecimento a respeito de emagrecimento saudável. Afinal, isto está diretamente relacionado com este processo.

Porém, nem sempre é fácil identificar o que faz ou não uma barriga hormonal acontecer – pois muitos fatores estão associados a isso. E, desta forma, o objetivo deste texto não é dizer que “isto” ou “aquilo” é o que faz você ter uma barriga hormonal.

Mas sim, fazer com que você possa entender o contexto amplo e, assim, dar seus passos rumo a um tratamento profissional e adequado.

Para entender tudo sobre o tema, acompanhe o texto.

barriga hormonal
Apertando a barriga – Foto: Freepik

Barriga hormonal – O que é?

Uma barriga hormonal nada mais é do que um ou um conjunto de fatores que faz com que sua barriga acumule gorduras para além daquilo do que é necessário. Consequentemente, você poderá notar um aspecto estético não tão agradável. São as famosas gordurinhas indesejadas e que são tão difíceis de eliminar.

Por exemplo, quando começamos a treinar na academia em prol do objetivo do emagrecimento, é comum enxergarmos resultados muito marcantes no curto prazo. Pois esta é a gordura de “fácil acesso” e eliminação.

Porém, com o passar do tempo, você vai perceber que o processo ficará cada vez mais difícil e cada vez menos visível. Neste caso, muitos atletas e alunos de academia encontram dificuldades para perceber alguma diferença na barriga (alguns, até se questionam se academia emagrece realmente).

Este é um caso em que, possivelmente, há uma presença muito grande de hormônios que trazem como consequência o “estoque” de gordura. Como por exemplo, o cortisol. Este, por sua vez, é liberado em momentos de estresse.

Ele traz energia para o corpo, pois percebe que algo está errado (no caso, seu corpo está estressado). Porém, esta energia em excesso, com o tempo, se torna gordura. E, assim, consecutivamente para uma série de outros hormônios.

Por isso, barriga hormonal nada mais é do que um reflexo de algum desequilíbrio mental, emocional, alimentar ou físico. Há algo em seu corpo gerando energia que, quando não gasta, fica acumulada em forma de gordura na barriga.

barriga hormonal
Medindo a barriga – Foto: Freepik

Como evitar a barriga hormonal de maneira saudável

Agora que você já sabe o que é a gordura hormonal e como ela está ligada a uma série de outros motivadores no nosso dia a dia, é importante também entender como você poderá, de alguma forma, evitar que ela apareça, certo?

Pois bem, para isso, separamos uma lista com alguns itens que são muito importantes na hora buscar este equilíbrio e encontrar uma forma de evitar a barriga hormonal – Ou mesmo, encontrar uma forma de ir perdendo ela aos poucos.

Antes de mais nada, é importante entender que não há uma receita que fará você emagrecer rápido, ok?

É importante dar tempo ao seu corpo e fazer tudo de maneira equilibrada. Caso contrário, além de o problema não desaparecer, você poderá encontrar outros pelo caminho.

Veja a lista abaixo:

  • Uma consulta médica é sempre o melhor caminho – Você precisa de um diagnóstico;
  • A prática de exercícios é um fator importantíssimo;
  • Comer certo está diretamente ligado ao acúmulo de gordura abdominal;
  • Níveis de estresse elevados podem fazer você engordar;

Falaremos sobre cada item a partir de agora. Acompanhe.

Uma consulta médica é sempre o melhor caminho – Você precisa de um diagnóstico

Nem precisamos mencionar que o primeiro passo que você precisa dar para perder sua barriga hormonal é, sem dúvidas, uma consulta médica, certo? Pois bem, este é um fator indispensável, pois você precisará de um diagnóstico, antes de simplesmente “assumir” que a sua barriga é, de fato, hormonal.

Conforme mencionamos anteriormente, este tipo de problema pode ocorrer por uma série de outros motivos. E muitas vezes, é consequência de algo que você tenha ou não feito. Por isso, é fundamental entender quais são estes hormônios e porque eles estão em desequilíbrio. Somente isso dará um tratamento alinhado e adequado.

Caso o diagnóstico profissional não seja feito, você poderá “se enganar”, com alimentações equivocadas, treinos exagerados, etc.

barriga hormonal
Apertando a barriga – Foto: Freepik

A prática de exercícios é um fator importantíssimo

Praticar exercícios é muito mais do que um simples ato de formalidade. Praticar exercícios, mesmo que de maneira protocolar, é algo indispensável para a saúde do seu corpo. Afinal, é neste momento que muitos estímulos acontecem, fazendo com que você ganhe resistência, força, dinamismo e, claro, queime gorduras.

Por isso, recomendamos que você mantenha uma prática regular de exercícios físicos. Sejam caminhadas, corridas de rua ou mesmo academia, movimentar o corpo é fundamental.

Mas, claro, somente faça isso dentro de um plano de treinos liderado por um profissional, após um diagnóstico médico, ok? Da mesma forma que treinar traz muitos benefícios, treinar errado e equivocadamente, pode trazer uma série de malefícios, como lesões, desgastes, etc.

Portanto, todo cuidado é pouco.

Comer certo está diretamente ligado ao acúmulo de gordura abdominal

Você já ouviu aquela famosa frase, “você é o que você come”? Pois bem, há muitos fundamentos de verdade nesta frase. Afinal, aquilo que ingerimos é o que o nosso corpo utiliza para uma série de processos internos, como: absorção de vitaminas, nutrientes, etc.

Por isso, dentro do seu processo de “evitar” uma barriga hormonal, uma dieta balanceada e específica para um estilo de vida mais leve e saudável é fundamental. Nunca hesite em fazer consultas a nutricionistas. Seu corpo é único e não vale a pena investir em receitas milagrosas e universais. Trate-se com exclusividade e com cuidado.

gordura
Apertando a barriga – Foto: Freepik

Níveis de estresse elevados podem fazer você engordar

A barriga hormonal está diretamente relacionada com os níveis altos de estresse. Afinal, o cortisol é um hormônio liberado para que seu corpo saia do estado de estresse. O corpo entende que ele precisa agir e, desta forma, acaba liberando o cortisol em benefício do seu organismo.

Porém, quando em excesso, o cortisol poderá fazer as gorduras se acumularem. E isto é ruim para o seu corpo. Portanto, buscar métodos de se livrar do estresse é fundamental. A prática regular de exercícios, por exemplo, é uma ótima aliada.

Além disso, busque fazer terapia e cuidar da sua saúde mental. No nosso corpo, tudo está interligado. Pense sempre nisso!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui