Sempre pensamos que os exercícios físicos são feitos em horários específicos, com roupas e aparelhos específicos. Mas é um fato comprovado pela ciência que as atividades do dia-a-dia como andar e subir escadas são as mais associadas com um real benefício físico.
- Subir escadas é uma das atividades que mais mostram resultados:
- Subir oito lances de escadas por dia reduz o risco de morte em 33%;
- Subir escadas por 7 minutos por dia pode diminuir pela metade o risco de ataque cardíaco dentro de 10 anos;
- Dois minutos extras de subida por dia é o suficiente para diminuir o ganho de peso na meia-idade;
- Subir escadas promove esses benefícios melhorando nossa condição cardiovascular. É oficialmente classificado como um exercício vigoroso e queima mais calorias por minuto que a corrida.
Aumentando os batimentos cardíacos, subir escadas ajuda a proteger contra pressão alta, ganho de peso e entupimento das artérias. Isso reduz os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, doença cardíaca, demência e até alguns tipos de câncer. A atividade também exercita ossos e músculos, melhorando a força, densidade óssea e tonificando a musculatura. Isso é especialmente importante para mulheres em empregos sedentários em escritórios – elas têm um risco maior de sofrer de osteoporose.
Nem é preciso dizer que o esforço faz com que o organismo libere mais endorfinas, hormônio que melhora a sensação de bem-estar. E não é preciso muito para começar a usar os degraus do cotidiano rumo a uma saúde melhor!
- Subir escadas não requer habilidades especiais, treinamento ou espírito aventuresco
- É muito eficiente, pois bastante progresso pode ser feito em pouco tempo
- Faz uso do mundo ao nosso redor, sem gerar custos extras ou desperdício
- Você pode começar com alguns lances de escada e depois ir aumentando
- Não é necessário comprar roupa especial de academia (mas é indicado ter um tênis para proteger os pés)
Os benefícios são tão claros, que as academias de musculação já incorporaram um equipamento para o stair climbing, nome em inglês para a atividade. Nele o usuário se move como se estivesse subindo uma escada rolante ao contrário. Os degraus podem se mover em diferentes velocidades.