O iogurte é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Ele tem substâncias que fazem a flora intestinal funcionar melhor e são ricos em proteínas. É um alimento excelente para aqueles que decidiram ter uma alimentação saudável ou então que fazem musculação. O iogurte grego é bastante procurado, pois possui todas as vantagens de um tradicional e possui melhor sabor e maior consistência.
Como é feito o iogurte tradicional
O grande benefício que o iogurte traz para a nossa saúde já começa no momento da fabricação. O iogurte é leite fermentado no qual são adicionados lactobacilos vivos, bactérias que fazem muito bem à saúde e que se multiplicam e conseguem neutralizar a ação do ácido lático na flora intestinal. Quando a acidez está elevada é comum que ocorra proliferação de bactérias nocivas à saúde.
Lei também: Dicas de alimentação correta para quem faz musculação.
Qual é a diferença entre o iogurte grego e os tradicionais?
O iogurte grego também é feito com leite fermentado com adição de lactobacilos vivos, porém as bactérias são diferentes das tradicionalmente acrescentadas à receita. Também é mais cremoso e consistente e possui maior teor de proteínas que os convencionais. Sempre prefira a versão light, pois aqui no Brasil, são adicionados outros ingredientes como creme de leite e gelatina para que o iogurte tenha a mais aparência que os consumidos no exterior.
Os nutrientes presentes nesse tipo de iogurte
O iogurte grego é rico em diversas substâncias que ajudam o corpo a funcionar melhor e, consequentemente, proporciona a você uma saúde melhor:
- Proteínas: essencial para produção de diversos hormônios e para a reparação das microlesões musculares causadas pelo treino de hipertrofia;
- Cálcio: nutriente indispensável para o fortalecimento de dentes e ossos e reparação de fraturas;
- Vitamina A: faz bem para pele, cabelo e para visão;
- Vitaminas do complexo B: possuem como principal função a produção de energia evitando a oxidação celular. Dão suporte ao metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas e também auxilia a produção de neurotransmissores;
- Vitamina D: protege os ossos e melhora o sistema imune;
Quais os cuidados na hora de comprar
A validade é a primeira a ser observada, principalmente em caso de promoções. Iogurte vencido pode causar um verdadeiro estrago no sistema digestivo. Outro item para observar é a embalagem. Ela deve estar intacta, sem amassados, furos ou qualquer outro dano aparente. A embalagem não deve estar repleta de gotas de água, pois indica que a temperatura da geladeira do supermercado não é a ideal para manter o produto em bom estado.
Forma de consumo
Outra boa vantagem dos iogurtes é que eles podem ser levados para qualquer lugar desde que sejam condicionados de maneira adequada. As formas de comê-lo também são várias: em saladas, molhos, patês ou no café da manhã com frutas, cereais e mel. O melhor é ter vários sabores a sua disposição e variar na forma de consumir para não enjoar. Bom apetite!