Conheça os Alimentos que Engordam

U Marcos A.    t 22 de maio de 2014


Nem todos são iguais a nós, pobres mortais, que precisam controlar a boca se não quiserem se transformar numa roda de caminhão ambulante. Há aquelas que são as chamadas “magras de ruim” e que comem de tudo o que encontram pela frente, mas não conseguem ganhar uma grama se quer. Um verdadeiro sonho? Talvez sim, talvez não. Afinal de contas, o padrão brasileiro não é de pessoas magérrimas e sim mulher com bumbum saliente e pernas grossas e homens de peitoral largo e braços fortes. Ser magrelo nesse mundo não é tão bom assim.

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É por isso mesmo que muitas pessoas com dificuldades para engordar recorrem a dietas específicas para esse fim ou então como tudo o que não devem. Se entopem de pizza, hambúrguer, batata frita e refrigerantes, pois todas essas coisas engordam e fazem muito mal também, é claro. Continuando uma dieta como essa é mais fácil adquirir diabetes e hipertensão arterial antes de alcançar o peso desejado. Quer saber o que deve realmente comer para engordar com saúde? Então preste atenção às dicas abaixo.

Continuo perdendo peso

Bom, se mesmo seguindo uma dieta ou comendo o dobro do que todos comem normalmente você insiste em emagrecer há vários problemas que podem interferir. A genética é, seguramente, um desses fatores, pois o seu organismo pode estar predisposto a um metabolismo mais intenso do que o da maioria. Doenças também podem ser a causa desse comportamento como o hipertireoidismo, na qual a glândula secreta hormônios em excesso, câncer (principalmente se for no aparelho digestivo). O excesso de atividades físicas também pode ser um problema se a sua intenção é ganhar peso. Fazer exercícios em demasia faz com que o seu corpo gaste mais calorias do que consome e isso leva a uma perda de peso. Fumar e usar crack também provocam esse efeito.

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Doenças Psiquiátricas

O nosso psicológico também pode interferir nessa área. É muito comum ver uma pessoa que sofre de depressão ou ansiedade se queixar de que “come para esquecer dos problemas”, mas acaba alimentando-os cada vez mais. No caso de uma pessoa que cria uma espécie de obsessão pela perda de peso pode desenvolver uma anorexia ou uma bulimia. Na anorexia, as pessoas sempre se acham gordas e evitam comer qualquer coisa mesmo que estejam morrendo de fome. Já na bulimia, o indivíduo sacia a fome, mas, logo em seguida força o alimento a sair do estômago através do vômito.

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Outras doenças psiquiátricas estão associadas a perda de peso, como é o caso da depressão. A doença pode chegar a tal ponto que as pessoas não sentem mais vontade de comer, como se aquilo não trouxesse absolutamente nada de bom ou ruim para a vida delas e se sentem completamente indiferentes à comida. A esquizofrenia pode causar o que se chama de Delírio do Envenenamento que é quando o portador da patologia tem a certeza de que a sua comida está envenenada e não quer comer. O TOC também pode ser um problema quando a pessoa passa horas e horas apenas organizando a comida antes de consumi-la.

O que não comer

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Mesmo aquele seu amigo extremamente magro e que come de tudo pode estar com os níveis de colesterol e açúcar nas alturas e desenvolver as mesmas doenças que um obeso. Isso porque, não basta comer para ganhar peso, é preciso comer os alimentos corretos. Nada de açúcar refinado, gordura animal ou carboidratos simples. Isso só vai fazer com que você ganhe gordura e então vai adquirir aquela barriguinha cheia de gordura que para tirar é um sacrifício. Alimentos conhecidos por serem termogênicos como a cafeína, o chá verde e o gengibre devem ser evitados.

O que comer para engordar

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É possível encontrar alimentos calóricos e que conseguem ajudar o organismo a manter uma saúde excelente. Um bom exemplo é o azeite de oliva que é rico em gorduras monoinsaturadas e pode ser adicionado a qualquer refeição. Outros alimentos importantes para acrescentar numa dieta como essa são as oleaginosas como as castanhas, amendoins ou nozes, os peixes possuem o ômega 3 que é uma gordura de excelente qualidade. O abacate é extremamente calórico, mas a sua gordura é excelente para o organismo. Você pode acrescentar às refeições o açúcar mascavo, a granola e outros cereais para ganhar peso.

Quantidade de comida

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É claro que você vai ter que comer a mais do que uma pessoa normal comeria. Mas para saber a quantidade exata é importante consultar um nutricionista ou um nutrólogo, que são profissionais especializados. A quantidade de comida vai depender de alguns fatores como a sua altura, o peso e as atividades físicas que pratica. A proporção de cada nutriente na refeição não muda, assim, você deve continuar ingerindo 15 a 20% de proteínas, 25 a 30% de gorduras e o resto fica por conta dos carboidratos.

Ganhar peso e Músculos

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A melhor atividade física para aumentar a massa é a musculação. Como ela você ganha massa magra e também ajudam a abrir o apetite. É bom ter a orientação de um profissional para indicar a melhor dieta neste caso, porque fazer musculação exige que a sua alimentação esteja de acordo com os exercícios ou então, em vez de ganhar peso, você pode perder. Evite fazer exercícios aeróbicos muito intensos e de longa duração, principalmente a caminhada e a natação que queimam grande quantidade de calorias.

Confira também nossa matéria especial sobre os alimentos que ajudam a ganhar músculos.

Mantendo o peso

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O grande problema não é ganhar o peso, mas sim, mantê-lo e não ultrapassar a meta estabelecida. Se você quer continuar com o corpo que finalmente conquistou depois de tanto sacrifício vai ter que se adaptar a uma nova rotina de alimentação e exercícios físicos. Coma nos horários certos, os alimentos certos, sem pular as refeições por nenhum motivo. Uma boa dica é fazer as compras de supermercado por semana, isso evita que você escolha alimentos desnecessários e sempre pensará: “semana que vem estarei aqui de novo e compro”. Mas acaba não levando nada.


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