A importância da musculação para deficientes físicos

A musculação para deficientes físicos é importante e é bom tentar lembrar que elas precisam de inclusão. Não apenas as pessoas que chegam aos esportes paraolímpicos, por exemplo. Todas as pessoas com deficiência precisam de visibilidade e inclusão.

Nesse artigo você confere mais sobre a importância da musculação para quem possui algum tipo de deficiência física. Entenda como essa pessoa pode ter mais qualidade de vida e se sentir melhor com essa prática.

deficiente

Benefícios físicos da musculação

A musculação para deficientes físicos é uma ótima ideia. Se você tem algum preconceito ou acha que é impossível que uma pessoa com deficiência pratique musculação. Saiba que você está muito enganado.

A musculação ajuda os músculos que ainda podem se movimentar a conseguir se fortalecer. Ajuda na estabilidade da coluna, controle da bexiga. Além de outros aspectos como no equilíbrio e no deslocamento. Seja qual for o tipo de deslocamento dessa pessoa.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre tipos de suplementos alimentares

deficiente

Mas é preciso lembrar que a musculação para deficientes físicos não deve ser feita sem supervisão. A pessoa deve procurar a orientação de um educador físico preparado e também um fisioterapeuta. De preferência junto ao seu tratamento e com a liberação do médico.

Para evitar que aconteçam lesões ou que os músculos sejam trabalhados de forma equivocada.

Inclusão social

invalid

A inclusão social e melhoria da autoestima são fatores bem observados nesses casos. Quando a pessoa com deficiência começa a praticar uma atividade que antes se sentia incapaz, ela começa a se sentir melhor e a sua autoestima fica mais elevada.

Outro ponto positivo é que como muitas pessoas ao adquirirem a deficiência começam a se excluir de círculos sociais. A pratica da musculação, principalmente em meios com pessoas que também tenham alguma deficiência, começa a melhorar a interação dessas pessoas com outras. Combatendo uma possível depressão e até outros problemas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 10 alimentos para comer no pós-treino

Paraesportes

paralimpiada
Foto: https://osegredo.com.br/o-que-nos-ensina-paralimpiada/

Sempre se fala em esportes paraolímpicos, e toda paraolímpiada admiramos esses atletas. Mas as pessoas com deficiências físicas podem praticar esportes sem visar se tornar um atleta paraolímpico.

A dica para as pessoas com deficiência que querem praticar um esporte é pedir a opinião do seu médico antes de tudo. Depois o ideal é buscar um local onde esses esportes sejam praticados em grupos com pessoas nas mesmas condições.

Com observação de fisioterapeutas e bons educadores físicos é possível trabalhar o corpo para realizar a tarefa da melhor forma para cada um. Além de proporcionar bem-estar, fortalecer o corpo e se divertir.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui