Exercícios que substituem os abdominais com louvor

U Marcos A.    t 22 de dezembro de 2014


Quem não quer se livrar dos pneuzinhos e ter uma barriga chapada? Esse é o sonho tão desejado tanto de homens quanto de mulheres. É claro que para isso é preciso se dedicar aos exercícios físicos. Realizar muitos exercícios aeróbicos e manter uma alimentação saudável são as principais medidas a serem tomadas para se alcançar o objetivo. Outro exercício importante para garantir a barriga chapada são os abdominais, mas existem outros exercícios que podem substituir os abdominais sem nenhum problema.

Como funcionam os exercícios abdominais

Na verdade, muita gente se engana com a real função dos exercícios abdominais. Coloque uma coisa na sua cabeça: exercícios abdominais não eliminam gordura! Isso é um mito que se propagou por longos anos, mas como você é uma pessoa antenada nas novidades sobre o mundo do fitness, não precisa mais acreditar nessa mentira.

Dica de leitura: Confira os efeitos da cafeína.

Exercícios que substituem os abdominais com louvor

O que realmente você precisa fazer para tirar aquele “pé de barriga” é fazer muitos exercícios aeróbicos como corrida ou natação. Segundo pesquisas, a corrida é um dos melhores exercícios para ter a barriga chapada. E os abdominais entram onde nessa história? É simples. Esse tipo de exercício serve para fortalecer os músculos da região abdominal.

Mas isso não significa que você deva deixar de fazê-los por causa disso. O fortalecimento dessa região é muito importante, pois é onde fica o nosso centro de equilíbrio. Os músculos dessa região também são importantes porque, quando fortalecidos, reduzem consideravelmente as dores de coluna tão comuns como problemas na região lombar.

Outros exercícios

Para aqueles que sofrem tentando fazer abdominais ou que sentem dores na coluna durante o exercício há outros meios de conseguir a barriguinha chapada. Não adianta ter uma barriga sem pneuzinho e mantê-la sempre flácida. Veja quais são os principais exercícios que substituem os abdominais, abaixo.

Prancha frontal

Exercícios que substituem os abdominais com louvor

É um excelente exercício, pois quem o faz é obrigado a manter o abdome sempre contraído para manter o quadril elevado. A prancha frontal consegue ativar grande parte das cadeias musculares e tem como foco: o reto e o oblíquo do abdome, além do transverso do abdome e alguns da coluna como o quadrado lombar. O corpo deve ficar em equilíbrio. Assim, fique atento para não deixar uma parte do corpo mais elevada que a outra.

Agachamento com pulo

Exercícios que substituem os abdominais com louvor

Também chamado de burpee, esse exercício não fortalece apenas os músculos abdominais como também braços e pernas. E ainda vem com um bônus: ele é um ótimo exercício aeróbico, pois eleva a frequência cardíaca. Com ele você consegue unir aumento da queima calórica e fortalecimento muscular. O abdome se contrai pela necessidade de estabilizar o tronco no momento do agachamento.

Agachamento comum

Exercícios que substituem os abdominais com louvor

Esse é exercício é muito comum em qualquer academia e tem como alvo principal os glúteos e os quadríceps. Durante o movimento é preciso manter a coluna numa posição neutra e assim, o abdome também precisa estar contraído e firme. Para quem já pratica exercícios há algum tempo pode turbinar o exercício com o uso de halteres nas costas. Nunca permita que o joelho ultrapasse a ponta dos pés. Isso costuma gerar sérias lesões para os joelhos com o passar do tempo.

Ponte

Exercícios que substituem os abdominais com louvor

Muito utilizado para fortalecimento de glúteos e isquiotibiais, o treino de ponte é bem simples de ser realizado. O abdome deve permanecer contraído para ter o equilíbrio do tronco durante o exercício e a sustentação a da pelve elevada. Para deixar o exercício ainda mais difícil você pode acrescentar pesos bem em cima do quadril ou então, fazê-lo usando apenas uma perna para sustentar.

Flexão lateral de tronco

Exercícios que substituem os abdominais com louvor

Esse aqui é específico para o treino de abdome e focado nos oblíquos do abdome (músculos mais laterais) e no quadrado lombar. Você pode fazê-lo sem nenhum peso nas mãos ou pode ir acrescentando, de maneira gradativa, uma carga para dificultar o nível dos exercícios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *