Porque praticar o treino HIIT

U Marcos A.    t 10 de fevereiro de 2016


Você, sem dúvidas, já ouviu falar no treino HIIT. Se ainda não ouviu, certamente ouvirá. Esse treino está se tornando muito famoso aqui no Brasil por promover o emagrecimento rápido e, melhor ainda, com saúde. O objetivo do treino é não permitir que o corpo entre em repouso, queimando gordura como fonte de energia por mais tempo.

Já existem vários estudos que afirmam ser o HIIT o treino ideal para quem quer queimar gordura e ele também pode ser adaptado a outros tipos de treinos que não só o aeróbico como, por exemplo, o treinamento funcional e a musculação. Além desses benefícios, veja abaixo vários outros que vão convencê-lo de que o treino HIIT é uma excelente opção.

Queimador de gordura

Porque praticar o treino HIIT

Quem consegue fazer o treino HIIT com total eficiência vai perceber que no momento em que entra em repouso fica completamente ofegante, com a sensação de que o coração vai sair pela boca. A causa disso é que o corpo não consegue tomar todo o ar que precisa durante os exercícios, o que acaba te deixando muito ofegante. Quanto mais oxigênio é consumido, mais gordura o seu corpo queima.

Algumas pessoas podem pensar: já vi várias pessoas praticando o treino aeróbico normal e emagrecendo. Emagrece de fato! Porque o corpo queima gordura enquanto a pessoa está fazendo o exercício. O HIIT consegue continuar a queima de gordura até 48 horas após o treino porque faz o metabolismo basal aumentar.

É bastante versátil

Porque praticar o treino HIIT

O HIIT consegue se encaixar em diversas modalidades. Você pode aplicá-lo durante a natação, a corrida, pulando corda, pedalando…as opções são infinitas. Porém, é preciso lembrar que você não conseguir fazer um treino HIIT eficaz com natação, por exemplo, se você já não estiver fazendo esse tipo de exercício há muito tempo.

Para os iniciantes, o melhor mesmo é a corrida ou pedalada. São exercícios fáceis e simples de fazer, então será mais fácil de aplicar o treino HIIT neles. Você também pode treinar em casa, usando apenas o peso do corpo com a ajuda de caixotes ou steps, por exemplo.

Controla os níveis de açúcar

Porque praticar o treino HIIT

Esse treino é bem vindo para todas as pessoas, mas, em especial, para aqueles que possuem uma predisposição para desenvolver o diabetes. Por reduzir os níveis de açúcar no sangue, o pâncreas não precisa jogar tanta insulina na corrente sanguínea. Lembrando que a insulina é o hormônio responsável por armazenar os carboidratos como fonte de energia dentro das células de gordura.

Faça tudo em menos tempo

Porque praticar o treino HIIT

Aqui não tem mais aquela desculpa de “não tenho tempo” quando o assunto é exercícios físicos. O treino HIIT é de alta intensidade e, por isso, deve ser feito em um curto espaço de tempo. Existem métodos de treino como, por exemplo, o Método Tabata, que você só precisa de 4 minutos para realizar todos os exercícios que precisa para promover a queima de gordura que deseja.

Você conseguirá ter os mesmos resultados se passasse 60 minutos fazendo exercícios aeróbicos de intensidade mediana, 5 vezes por semana. O treino HIIT mais demorado não deve passar de 30 minutos. Portanto, falta de tempo não é mais uma desculpa.

Coração mais eficiente

Porque praticar o treino HIIT

É comum ver pessoas se gabando que passam de 1 a 2 horas dentro das academias, mas isso não torna o treino deles mais eficiente. O que acontece é que a grande maioria das pessoas está acostumada a manter os exercícios abaixo da zona anaeróbica, ou seja, não conseguem ter aquela sensação de coração saindo pela boca.

Esse tipo de exercício melhora a capacidade cardiovascular e, dessa forma, você consegue ter um coração mais eficiente, podendo até chegar a dobrar a intensidade dos exercícios em apenas 2 meses. Como é um tipo de treino bastante intenso, o ideal é que você faça exames com um cardiologista antes de iniciá-los.

Não perca peso, perca gordura

Porque praticar o treino HIIT

Os exercícios mais comuns para perda de gordura acaba promovendo a perda de massa magra, o que não é algo bom se o seu objetivo for perder apenas gordura. Lembre-se que perder gordura não é o mesmo que perder peso.

Um estudo realizado em uma das universidades do Canadá conseguiu averiguar que os praticantes de treino HIIT eram mais eficazes para queimar gordura do que as pessoas que faziam longos treinos de aeróbico. Como o HIIT é praticado em um curto espaço de tempo não ocorre catabolismo proteico.


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