Vai correr? Saiba como evitar as principais lesões

U Marcos A.    t 26 de fevereiro de 2016


Definitivamente, correr é um excelente exercício. Faz bem pro corpo, pra alma, pra mente, mas só quando é feito da maneira correta. Se você decidiu que quer começar a praticar corrida é bom dar uma olhada nessas dicas que vamos fornecer abaixo. Mas nada de desanimar ok? É tudo muito simples e fácil de seguir e vai te fazer um bem enorme!

Descubra qual é a melhor maneira de prevenir lesões musculares.

Fascite plantar

Está entre os 20% das lesões que mais acometem os corredores. Se trata de um inflamação nas fáscia, um tipo de tecido que reveste os grupos musculares localizados na planta dos pés e que provoca muitas dores. Na maioria das vezes é causa por alterações na pisada do indivíduo, problema que pode ser resolvido com o uso de palmilhas personalizadas.

Vai correr? Saiba como evitar as principais lesões

Outra coisa para a doença é o excesso de peso. Quando ganhamos peso a tendência mais natural é que o músculo da panturrilha fique encurtado e a consequência disso é a inflamação da fáscia plantar. Esse é um dos motivos pelos quais é indicado às pessoas obesas que iniciem os exercícios por uma caminhada leve, para as fibras irem se adaptando aos poucos.

Lesão no menisco

Menisco? O que é isso? Calma! Todos dois temos 2 meniscos que se localizam no joelho e que servem de apoio para o fêmur, osso muito longo, localizado na coxa. A sua principal função é promover o amortecimento e proteção da cartilagem e da região como um todo.

Quando usamos calçados inadequados para praticar corrida, não conseguimos absorver os impactos causados pelo esporte e a tendência é que os meninos se desgastem com o passar do tempo. Dependendo de como é a sua pisada, o direito ou o esquerdo por se lesionar com maior intensidade.

Vai correr? Saiba como evitar as principais lesões

O que fazer para evitar? Compre calçados de qualidade. Isso não significa que tenham que ser os mais caros, mas sim os que possuem maior poder de amortecimento. Outra dica é trocar o par a cada 550 km já corridos, pois já não são tão eficazes.

Saiba como melhorar ainda mais o seu desempenho durante a corrida.

Entorse de tornozelo

Isso pode acontecer até numa simples caminhada, mas é muito mais comum que ocorra durante uma corrida, principalmente em ruas acidentadas, de cascalho ou esburacadas. Uma entorse pode causar sérias lesões pois pode romper completamente ligamentos importantes e uma cirurgia pode ser necessária. Portanto, procure um bom terreno para praticar o esporte.

Vai correr? Saiba como evitar as principais lesões

Fratura por estresse

Muito comum quando fazemos movimentos repetitivos, de grande intensidade e de forma inadequada. Além disso, ela também pode ocorrer se você não respeitar os limites do corpo. Lembre-se: para uma boa saúde o descanso é essencial. A fratura por estresse pode ser muito pequena, portanto, ao sentir qualquer dor, procure o médico.

Canelite

Como o próprio nome sugere, a canelite é uma inflamação na região da canela que causa dor, tanto durante o exercício quanto após. Normalmente, a dor é causada por uma má postura durante a corrida, principalmente quando inclinamos o corpo mais para frente. Correr em excesso também pode provocar a canelite.

Vai correr? Saiba como evitar as principais lesões

Existem várias maneiras de evitá-la. Uma delas é fazer fortalecimento muscular dos membros inferiores na academia ou mesmo em casa, com a ajuda de caneleiras. Providenciar um tênis de corrida também é essencial.

Tendinite de Aquiles

Todo mundo conhece o popular tendão de Aquiles. Tipicamente, ocorre por praticar a corrida de forma excessiva, extrapolando os limites do corpo. A principal característica dessa inflamação é dor no calcanhar que aparece com maior intensidade no movimento de subida ou descida de escadas. A dor ocorre pela ruptura das fibras de colágeno que formam o tendão.

Vai correr? Saiba como evitar as principais lesões

A prevenção? Muito simples. Voltamos a falar do calçado adequado. Na hora de escolher o seu tênis de corrida tente unir o útil ao agradável: estabeleça o quanto pode investir e pesquise um que consiga exercer o amortecimento da forma correta. E mais uma vez, respeite os seus limites.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *