Ciclo menstrual e atividade física: Como treinar e cuidar da saúde

U Milena Costa    t 22 de agosto de 2018


Para muitas mulheres conciliar o ciclo menstrual e atividade física é algo complicado. É importante aprender a respeitar o próprio corpo. E principalmente é importante conhecer o próprio corpo.

Vamos falar nesse artigo sobre o ciclo menstrual e atividade física. Lembrando que muitas mulheres sofrem mais com as mudanças em determinados períodos. Por isso não só precisam como devem procurar um médico.

motivação para se exercitar

Conhecer o seu ciclo menstrual

Muita gente acha que o ciclo menstrual é basicamente a mesma coisa pra todo mundo. E não é bem assim. A gente sabe que o ciclo menstrual varia de acordo com cada organismo. Sendo que algumas mulheres têm mais cólicas e outras menos.

Enquanto algumas mulheres passam menos de 5 dias na fase menstrual outras podem passar bem mais. É sempre importante ir regularmente ao ginecologista e cuidar bem do seu corpo.

Se você tiver sintomas muito fortes de TPM ou outro problema que não seja suportável, procure o médico. Uma parte das mulheres precisa tratar os sintomas desse período com medicação. Além de que pode ser sinal de alguma doença.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como se acostumar ao exercício físico

Fases do ciclo

Ciclo menstrual

Embora o ciclo seja variável de mulher para mulher, ele possui as mesmas fases. Vamos falar sobre as fases do ciclo menstrual e como adaptar a atividade física em cada um desses momentos.

  • Menstrual

Essa fase também chamada de folicular é a fase da menstruação propriamente dita. Quando acontecem as cólicas, cansaço e descamação do endométrio. Nessa fase é indicado pegar mais leve nos treinos. Pois sim, muitas mulheres podem sentir indisposição e incômodos grandes.

Mas vale a pena se exercitar, porém é claro de uma forma mais moderada. Se for algo insuportável procure o médico.

  • Pós-menstrual

Depois que passa a fase anterior o corpo começa a liberar mais noradrenalina. É hora de voltar a se exercitar com mais intensidade. Você pode investir em treinos de musculação, corrida ou outra atividade de alta intensidade.

  • Ovulatória

posturas de yoga

Nessa fase a mulher está ovulando e costuma se sentir mais indisposta. A fase anterior costuma durar uma semana enquanto a atual dura 3 dias. Você pode pegar mais leve, e se exercitar de forma mais moderada.

  • Pós-ovulatória

Quase 10 dias de fase pós-ovulatória. É uma ótima fase para se exercitar com atividades de força. Quem gosta de musculação vai conseguir melhores resultados nessa fase.

  • Pré-Menstrual

A TPM não afeta simplesmente o humor da mulher, nessa fase a progesterona cai. Ou seja, a mulher se sente menos disposta, mais cansada, e com isso vem outros sintomas dessa fase. Podem variar entre enjoos, dores de cabeça, sintomas emocionais como baixa autoestima e até mesmo prisão de ventre.

É a fase em que se recomenda pegar mais leve.  Fazer atividades como yoga, caminhadas e até mesmo meditação podem ajudar muito a lidar com os sintomas dessa fase do ciclo menstrual.

Aproveite para conferir nosso artigos sobre treino rápido para perder peso

Alimentação

A alimentação ajuda a lidar melhor com tudo isso. E até mesmo a reduzir os sintomas como cansaço. Invista em uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Durante a fase pré-menstrual é bom investir em peixes e grãos integrais.

Grandes quantidades de cafeína e energéticos – principalmente para quem quer ganhar disposição – não são recomendados. Pois tem um efeito inverso e resultam apenas em perca de tempo e dinheiro.

Mas se você tem vontade de comer aquele chocolate na TPM, pode comer sim. Ele ajuda a melhorar a disposição e dá uma sensação de bem-estar, mas sem exageros.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como incluir verduras e legumes na alimentação

Preconceito

correr ouvindo música

Infelizmente as mulheres passam por preconceito por serem mulheres em diversos meios. E não seria diferente na academia ou nos esportes. Se você frequenta aquela academia em que alguém sempre critica mulheres que pegam mais leve em algum momento por conta do ciclo menstrual talvez seja o momento de procurar outro estabelecimento.

É muito importante que o local onde você se exercita seja um lugar onde você se sinta bem. Respeitada e que aprenda sobre seu corpo e como melhorar seu desempenho e sua saúde. Caso você esteja sofrendo preconceito, é importante passar a se exercitar em um local onde seja bem acolhida e não que você esteja punindo seu corpo e sua mente na tentativa de provar algo a alguém.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *