Atividade Física para Hipertensos

1

A hipertensão é uma doença crônica e também está como a primeira entre a sua categoria como a que mais mata pessoas em nosso país. Os maus hábitos alimentares, comidas com excesso de gorduras, industrializadas com grande quantidade de sódio e pouca atividade física contribuem para o aparecimento e o agravamento dessa condição que atinge o sistema circulatório. Os riscos de sofrer um infarto são grandes, mas com orientação profissional é possível, em alguns casos, tratar esse problema apenas mudando o estilo de vida. 

hip

Benefícios da atividade física para os Hipertensos

É possível identificar vários benefícios com práticas frequentes de exercícios, tanto a longo prazo como efeitos imediatos. Por exemplo, testes já comprovam que uma caminhada é capaz de reduzir a pressão arterial logo nas primeiras 24 horas após o exercício. Além de trabalhar na prevenção das mais diversas doenças, é possível reconhecer o exercício como forma de tratamento e é um dos melhores remédios que alguém pode ter.

hip

Como começar

Qualquer pessoa deve consultar um profissional como um cardiologista antes de começar qualquer atividade física. Mesmo que você nunca tenha sentido nada, que tenha hábitos saudáveis e uma saúde de ferro, as aparências enganam. Você pode ter um sério problema cardíaco ou respiratório e iniciar a prática de qualquer esporte sem a permissão médica pode trazer sérios danos para a sua saúde, agravando o quadro clínico.

hip

Normalmente, pessoas hipertensas também se encontram acima do peso ou possuem aquela barriguinha bem saliente. O tamanho da circunferência da cintura está diretamente relacionado com as chances de que este indivíduo, no futuro, venha a ser portador de hipertensão arterial. é preciso fazer uma avaliação física e testar os seus limites. Calcular a frequência cardíaca máxima é importantíssimo e leva em conta o sexo e a idade de cada pessoa. Existem diversos aparelhos e relógios que contam com o frequencimetro, um contador da frequência cardíaca. Assim você pode monitorar o seu coração a qualquer minuto.

Exercícios para Hipertensos

Os hipertensos se beneficiam muito das chamadas atividades aeróbias. São os exercícios que exigem um certo esforço do sistema cardiorrespiratório e são os melhores para reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim. Caminhadas, pedalar, natação…todos esses podem ser praticados em intensidades leves a moderadas e podem ir se intensificando conforme o tempo de treino. A quantidade ideal é de 30 minutos por dia, por pelo menos, 5 dias por semana. Ufa! Dá pra cansar só de ler.

hip

Como os exercícios devem ser feitos?

O indivíduo deve ter em mente que alguns cuidados a mais são necessários. Pessoas que são portadoras de hipertensão arterial devem ter cuidados redobrados, como por exemplo, aferir a pressão no início do exercício, na metade dele e ao final. A ideia é controlar ao máximo variações bruscas que podem ocorrer e provocar sérios problemas. Tomar os remédios na hora correta e cuidar da alimentação é de extrema, se não o mais importante.

hip

Outro detalhe que deve ser analisado e que não pode deixar de ser feito é limitar a intensidade do treino através do cálculo da FC de reserva. Se você pretende começar os exercícios agora, a porcentagem ideal é 50 até 60% da FC, mas se já estava praticando atividades físicas com frequência, 80% da FC é o bastante. Os exercícios de musculação que causam hipertrofia muscular não são os mais indicados, pois eles são de alta intensidade. Prefira exercícios de fortalecimento muscular que são feitos com pouca carga e mais repetições.

Muitas vezes, apenas mudar o estilo de vida e sair da zona de conforto é o suficiente. Grande parte das pessoas que tem hipertensão arterial são idosas e elas acabam se desleixando, pois acham que não vão viver muito mais. A ideia não é apenas viver mais, mas principalmente, viver com qualidade de vida e muita independência funcional.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui