Efeito Rebote: Saiba o que é e como evitar

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O Efeito rebote também é muito conhecido como efeito sanfona. Ou seja, é quando a pessoa quer emagrecer e consegue, mas depois de um tempo ela retoma ao peso de antes ou até mais. Muita gente não entende como isso acontece.

Mas o efeito rebote não tem a ver apenas com emagrecer e engordar. Ele também pode acontecer no seu organismo de outras formas. Nesse artigo você aprende mais sobre o efeito rebote e como evitar esse problema.

O que é o efeito rebote

Efeito Rebote

O efeito rebote não é ligado apenas a emagrecer e engordar. Sua alimentação também pode afetar de outras formas o seu peso. Um exemplo disso é quando as pessoas cortam ou reduzem exageradamente o sal. Então o corpo passa a reter líquido para tentar evitar que o sódio no corpo acabe.

Outro tipo de efeito rebote é quando as pessoas cortam total ou quase totalmente os carboidratos. Os tais carboidratos que muita gente enxerga como vilão são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Todas as nossas células usam os carboidratos.

Então o efeito rebote nesse caso virá de diversas formas. O seu rendimento a academia vai cair, tendo em vista que seus níveis de energia e disposição vão despencar.

Você também terá problemas no funcionamento regular intestinal, além de outros fatores como irritabilidade. Tendo em vista que os carboidratos são importantes para manter os níveis de serotonina o cérebro, responsável pela sensação de bem-estar.

Evite dietas restritivas

Efeito Rebote

O ideal para fugir do efeito rebote é não aderir a dietas restritivas. Elas são ruins por diversos motivos, aumentam a vontade da pessoa de comer o que não pode. Gerando compulsão em diversos momentos, ou seja, pode gerar um transtorno mental e alimentar.

As pessoas que aderem a dietas restritivas tendem a passar pelo efeito sanfona. Geralmente por se premiarem pelos seus esforços com as comidas “proibidas”.

Além de tudo isso elas também podem te fazer sentir fraqueza, por não ter todos os nutrientes necessários e levar a problemas graves de saúde.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre erros para não cometer no seu treino

Procure o nutricionista

Efeito Rebote

A primeira coisa que você tem que fazer é procurar um nutricionista sério. Infelizmente existem profissionais ruins sim, que vão te receitar qualquer dieta só para você emagrecer logo sem se preocupar com o efeito rebote.

Também fuja daquele “profissional” de saúde que é garoto propaganda de alguma academia ou produto. Ou do que está vendendo uma dieta milagrosa. Nada disso existe. Você precisa de um bom profissional.

Que não corte sua alimentação tirando nutrientes necessários. Isso não é natural para o corpo. Por isso prefira os que vão se preocupar com o efeito rebote e te acompanhar em uma reeducação alimentar saudável e que de fato trará sucesso no seu objetivo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como fazer para trincar a barriga de forma eficaz

Exercícios aeróbicos

Efeito Rebote

Os exercícios aeróbicos são ótimos para quem quer perder peso e também são ideais para quem quer começar agora. Então não exagere, comece com aulas leves e eleve o nível. São alguns desses exercícios, dançar, pedalar, correr.

Eles são ótimos, mas deve-se começar aos poucos, e você pode sim aliá-los a musculação. Isso vai ajudar a manter os músculos tonificados. Desde que a alimentação esteja condizente com o volume e intensidade de atividades que você quer praticar.

Tenha Rotina

Efeito Rebote

É ideal que a pessoa que quer mudar o seu estilo de vida com saúde e evitar o efeito rebote crie uma rotina. Hábitos saudáveis levam a uma vida saudável e equilibrada. Sabendo como deve ser a sua alimentação e os seus exercícios, crie uma rotina para manter esses hábitos saudáveis com prazer e gerando resultados.

Muitos profissionais recomendam uma alimentação de 3 em 3 horas. E dá certo com muita gente, já que prolonga a sensação de saciedade. Mas você pode pedir a opinião do seu nutricionista em relação ao seu caso.

Não volte a alimentação anterior

Efeito Rebote

Nada de parar de comer algo e prometer que só vai comer de novo alcançar seu objetivo. Isso vai te deixar mais ansioso, converse com o nutricionista e fale das coisas que você ama comer. Veja como você pode incluir na sua alimentação. Mesmo que não seja tão recorrente como antes.

Isso vai evitar compulsão alimentar e que você retorne aos mesmos hábitos e alimentação de antes. Trazendo o efeito rebote e perdendo tudo o que você conquistou.

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