Saiba tudo sobre o Overtraining

0

O overtraining é uma síndrome causada pelo excesso de exercícios físicos e que prejudica a sua saúde. Isso mesmo! Exercício em excesso também é prejudicial para o nosso corpo. Há pouco tempo imaginava-se que esse problema era isolado e que fazia parte apenas dos atletas de competição. Mas, o overtraining é uma realidade nas academias, onde a grande maioria das pessoas se exercitam por questões estéticas.

Confira também o nosso guia para iniciantes.

O que é o overtraining e como acontecegym

Assim como qualquer outra doença, é possível tomar algumas medidas para evitar o overtraining e fazer o exercício de maneira saudável. Além de seguir os parâmetros, o principal alerta é aquele que o seu corpo dá. Não há um sinal ou sintoma decisivo que caracterize o overtraining. Por ser uma síndrome, ele é, na verdade, um conjunto de fatores que são impostos do corpo através dos excessos praticados de forma irresponsável.

O principal causador do overtraining é o estresse que o exercício impõe ao corpo aliado ao fato de não haver tempo de descanso suficiente até o próximo treino. Como é conhecido, o nosso organismo necessita de descanso após o treino. Isso não faz bem apenas para saúde como um todo, como também para uma hipertrofia muscular eficiente. A média é de, pelo menos, 48 horas de descanso entre um treino muscular e outro. Mas, cada um possui um tempo ideal.lesão

O overtraining não acontece do dia para a noite e não é porque, em uma única vez, você não deu o descanso necessário para o seu corpo, que isso vai ocorrer. O overtraining é, na verdade, uma repetição desse acontecimento. Chega um momento que o corpo não aguenta mais e entra em estafa completa. E os resultados podem ser graves e causar lesões em várias partes do corpo como rompimento de ligamentos e tendões, fraturas por estresse, tendinites, miosites e outras.

Principais sintomas do overtraining

Como dito acima, o overtraining é uma síndrome e nele se encaixam diversos sinais e sintomas que precisam ser observados de perto:

  1. Dor de cabeça;
  2. Perda de apetite;
  3. Insônia;
  4. Perda de rendimento nos treinos;
  5. Falta de energia;
  6. Problemas psiquiátricos como a depressão e a ansiedade podem aparecer;

Como evitar o overtraininggym

Ir à academia 7 dias por semana pode ser bom e pode ser ruim. É bom pelo lado emocional para aquelas pessoas que sofrem com a ansiedade, mas pelo lado físico, pode ser um erro. Para obter vantagens dos treinos, 3 pilares devem ser respeitados: treino, descanso e alimentação. Quando um desses falha, todo o resto também cairá.

Assim como você marca na agenda os compromissos de trabalho, a hora de dormir e a hora de comer também devem estar acertadas. Você pode até achar um exagero, mas se quer alcançar o corpo dos sonhos é preciso ser extremamente disciplinado e isso inclui delimitar horários. Pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade precisam de um tempo de descanso maior do que as pessoas comuns. Portanto, quando estiver com sono, durma!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui