O overtraining é uma síndrome causada pelo excesso de exercícios físicos e que prejudica a sua saúde. Isso mesmo! Exercício em excesso também é prejudicial para o nosso corpo. Há pouco tempo imaginava-se que esse problema era isolado e que fazia parte apenas dos atletas de competição. Mas, o overtraining é uma realidade nas academias, onde a grande maioria das pessoas se exercitam por questões estéticas.
Confira também o nosso guia para iniciantes.
O que é o overtraining e como acontece
Assim como qualquer outra doença, é possível tomar algumas medidas para evitar o overtraining e fazer o exercício de maneira saudável. Além de seguir os parâmetros, o principal alerta é aquele que o seu corpo dá. Não há um sinal ou sintoma decisivo que caracterize o overtraining. Por ser uma síndrome, ele é, na verdade, um conjunto de fatores que são impostos do corpo através dos excessos praticados de forma irresponsável.
O principal causador do overtraining é o estresse que o exercício impõe ao corpo aliado ao fato de não haver tempo de descanso suficiente até o próximo treino. Como é conhecido, o nosso organismo necessita de descanso após o treino. Isso não faz bem apenas para saúde como um todo, como também para uma hipertrofia muscular eficiente. A média é de, pelo menos, 48 horas de descanso entre um treino muscular e outro. Mas, cada um possui um tempo ideal.
O overtraining não acontece do dia para a noite e não é porque, em uma única vez, você não deu o descanso necessário para o seu corpo, que isso vai ocorrer. O overtraining é, na verdade, uma repetição desse acontecimento. Chega um momento que o corpo não aguenta mais e entra em estafa completa. E os resultados podem ser graves e causar lesões em várias partes do corpo como rompimento de ligamentos e tendões, fraturas por estresse, tendinites, miosites e outras.
Principais sintomas do overtraining
Como dito acima, o overtraining é uma síndrome e nele se encaixam diversos sinais e sintomas que precisam ser observados de perto:
- Dor de cabeça;
- Perda de apetite;
- Insônia;
- Perda de rendimento nos treinos;
- Falta de energia;
- Problemas psiquiátricos como a depressão e a ansiedade podem aparecer;
Como evitar o overtraining
Ir à academia 7 dias por semana pode ser bom e pode ser ruim. É bom pelo lado emocional para aquelas pessoas que sofrem com a ansiedade, mas pelo lado físico, pode ser um erro. Para obter vantagens dos treinos, 3 pilares devem ser respeitados: treino, descanso e alimentação. Quando um desses falha, todo o resto também cairá.
Assim como você marca na agenda os compromissos de trabalho, a hora de dormir e a hora de comer também devem estar acertadas. Você pode até achar um exagero, mas se quer alcançar o corpo dos sonhos é preciso ser extremamente disciplinado e isso inclui delimitar horários. Pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade precisam de um tempo de descanso maior do que as pessoas comuns. Portanto, quando estiver com sono, durma!