Como entender a taxa de gordura corporal

U Fabíola Cunha    t 9 de dezembro de 2016


A maior parte das pessoas está preocupada em atingir um físico mais definido e mais magro. Um visual que combine alguma muscularidade e um nível baixo de gordura corporal. E muitos já perceberam que apenas se pesar em balanças comuns não oferece uma boa noção sobre as condições do corpo.

gordura corporal

É comum ver fotos de antes e depois de praticantes de exercícios físicos: antes, um corpo flácido e com gordura em excesso marcando menos na balança do que o depois, um corpo enxuto, com definição muscular – mais pesado.

Taxa de gordura masculina

Com 12% de gordura corporal em homens, alguma definição pode ser vista, com a linha no meio do abdome (chamada linha alba) claramente visível.

Com 10% o famoso “six-pack” (os gominhos de músculo no abaixo do peitoral) começa a aparecer e com menos de 8% o visual é mais para uma capa de revista que a vida real.

Taxa de gordura feminina

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Para as mulheres, uma taxa de gordura entre 20% e 22% pode ser considerada “em forma”, enquanto de 15 a 17% vai proporcionar um visual com maior definição muscular. Entre 10% e 12% o visual já é bem mais atlético.

As melhores maneiras de medir a gordura corporal

Excluindo aquelas formas que são aplicadas em laboratórios e hospitais, há algumas formas de saber quanto de gordura corporal uma pessoa possui e qual o peso de sua massa gorda e massa magra.

Confira também nosso artigo sobre o gel redutor de gordura.

Balanças

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Algumas balanças conseguem fazer a Análise de Impedância Bioelétrica a partir do envio de um sinal elétrico através do corpo, que vai atravessar massa magra e massa gorda, conseguindo fornecer dados sobre a presença de cada um desses tecidos. O único porém é que o nível de hidratação, alimentação e temperatura da pele podem afetar os resultados.

Pinças para gordura corporal

Gordura Corporal

Com a ajuda de um profissional como educadores físicos ou mesmo um amigo é possível fazer a leitura com esse equipamento. Os teste mede a espessura da gordura corporal subcutânea “pinçando” de forma indolor certas áreas de pele do corpo.

Normalmente 3 a 7 dobras de pele são escolhidas e os números registrados nesses pontos são colocados em uma equação para calcular o resultado final.

Fotos

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Claro, tirar fotos de si mesmo não vai medir a taxa de gordura corporal, mas pode oferecer uma ótima forma de estabelecer como está sendo o progresso. Tirar uma foto de frente e de perfil e, de seis a 10 semanas depois, tirar mais fotos na mesma posição (mas nada de brincar como a moça da foto, é importante que seja no mesmo local, com a mesma iluminação e mesmos ângulos).

Fita métrica

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Com uma fita métrica, pode-se medir áreas do corpo como as coxas, os bíceps, a cintura alta e baixa, entre outros locais. Depois do mesmo período (6 a 10 semanas), volta-se a medir esses locais para comparação dos números.

De qualquer forma, acompanhar o progresso da massa magra vs. massa gorda é mais efetivo do que apenas subir em balanças comuns e olhar o número geral que aparece ali como o único a ser considerado em um planejamento físico e esportivo.


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