Conheça os diversos benefícios da água gelada!

U Fabíola Cunha    t 3 de setembro de 2016


Tudo bem, quando você estiver com a garganta inflamada, resfriado ou sinusite, a água gelada não é recomendável. Mas para além disso, esse líquido em baixas temperaturas é considerado um santo remédio! Seja para cuidar da pele do rosto ou para tratar camadas profundas de celulite, a água gelada tem aplicações variadas e super confiáveis.

agua gelada

Beber água gelada emagrece!

A água em baixa temperatura precisa ser aquecida pelo organismo quando entra em contato com as vísceras. Como nossa temperatura interna é de 37ºC, o corpo gasta mais calorias para equilibrar a temperatura. Isso acelera o metabolismo, o que ajuda no emagrecimento.

Pele do rosto renovada

agua gelada

Um banho quente é quase irresistível nessa época do ano, mas mesmo com as baixas temperaturas no ambiente, deixe para lavar seu rosto depois, com água fria da torneira ou mesmo gelada. A água quente remove o manto hidrolipídico da face, que é uma camada de proteção natural da pele, ressecando a pele já sensível do rosto. Há inclusive tratamentos cosméticos bem simples que você pode fazer em casa com o uso da água gelada. Nem é preciso mencionar que a pele do corpo também se beneficia de água mais fria.

Confira também: Pós-treino: banho de água quente ou fria?

Adeus vermelhidão

pele rosto

As pessoas que apresentam vermelhidão na pele do rosto, de forma natural, também podem diminuir a intensidade dessa característica com a água gelada. Como causa a constrição dos vasos sanguíneos, a água em baixa temperatura deixa o rosto menos vermelho ou rosado. E depois do treino, a água fria tem propriedades anti-inflamatórias para o corpo todo!

Couro cabeludo

agua banho gelado

Água gelada na cabeça! O couro cabeludo também se beneficia dos banhos com água gelada. Pelo mesmo princípio, a pele da cabeça, quando submetida aos banhos quentes e prolongados, acaba ficando ressecada, o que pode inclusive ter um efeito inverso e aumentar a oleosidade na região. A água mais fria preserva o couro cabeludo, deixando mais saudável e mais limpo.

Cabelo

agua gelada

O uso de água gelada para a lavagem do cabelo faz uma diferença notável, instantânea. O frio melhora a qualidade do fio capilar, pois fecha as cutículas, aumentando o brilho, a maciez e tornando-o mais disciplinado.

Tratamentos à base água gelada

agua gelada

Não à toa, o frio é a base de diversos tratamentos cosméticos. Conheça alguns:

  • Criolipólise: destruição da gordura através do congelamento de áreas do corpo, geralmente glúteos, baixo ventre e culotes. O processo provoca a eliminação da células de gordura (tornadas metabólitos) pela urina.
  • Máscara de gelo: o composto Actiglucan é feito para peles sensíveis, estimulando a produção de colágeno, hidratando e conservando ou devolvendo a a maciez da pele. A máscara contém também o Yogurt Dermal (derivado da fermentação do leite), direcionado para o rejuvenescimento facial e o estímulo do sistema de defesa. Também tem ação calmante, descongestionante, anti-inflamatória, hidratante e regeneradora.
  • Crioterapia (neve carbônica): no rosto é uma máscara de gelo seco para controlar oleosidade excessiva, com efeito anti-inflamatório e bactericida. No couro cabeludo estimula a circulação sanguínea e a nutrição dos folículos capilares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *