Glutamina: o que é, para que serve e como tomar

U Marcos A.    t 7 de fevereiro de 2015


Difícil é encontrar alguém dentro das academias espalhadas pelo país que não faça uso de suplementos alimentares. Uma proteína muito importante para a saúde e para os músculos é a glutamina. Não é comum ver os marombeiros tomando suplemento de glutamina apesar dela participar diretamente de vários processos do organismo.

Confira também os riscos e benefícios do Sineflex.

O que é a Glutamina e o que ela faz

Glutamina: o que é, para que serve e como tomar

A glutamina é a proteína encontrada em maior abundância no corpo humano. Do total de proteínas circulando no nosso organismo, 20% delas é apenas de glutamina, um número 2 vezes maior que a alanina, por exemplo. A glutamina é aminácido não essencial já que é sintetizado através de codificação genética.

Apesar disso, muitos nutricionista a consideram um aminoácido essencial devido a sua importância. O nosso corpo sintetiza a glutamina de acordo com as necessidades. Porém, para alguns grupos em especial, é necessário que ocorra a suplementação desse nutriente. Veja algumas funções da glutamina:

  • auxilia no equilíbrio do pH sanguíneo;
  • evita a síndrome do overtraining (OTS);
  • controla os processos de catabolismo e anabolismo;
  • regula a síntese e a degradação de proteínas;
  • ajuda na manutenção do sistema imune;

Conheça também os riscos e benefícios do Oxyelite Pro.

Relação da glutamina com a imunidade

A glutamina é o combustível do sistema imune. Quando essa proteína está em baixa, nós ficamos mais vulneráveis a diversas doenças provocadas por vírus e bactérias. Em diversas pesquisa foi observada a queda nas taxas de glutamina de indivíduos que estavam com sérios problemas de saúde.

Glutamina: o que é, para que serve e como tomar

A proteína é utilizada em pacientes com câncer e HIV. Esses dois grupos são formados por pessoas que estão sofrendo uma queda brusca no seu sistema imunológico. Os pacientes com câncer sofrem com a quimioterapia enquanto que os portadores da AIDS estão sendo constantemente atacados pelo vírus HIV.

Glutamina e overtraining

O Overtraining ou OTS é uma síndrome que ocorre quando a pessoa se exercita de maneira intensa por vários dias ou semanas sem dar o descanso necessário ao organismo. Com uma alimentação inadequada e o sono escasso, o corpo não tem tempo de se recuperar das microlesões causadas pelos exercícios e começa a ficar vulnerável.

Glutamina: o que é, para que serve e como tomar

Foi comprovado através de exames laboratoriais que indivíduos com OTS possuíam quantidades mais baixas de glutamina se comparado com indivíduos saudáveis. É por isso que muitos profissionais de saúde costumam receitar suplemento de glutamina para atletas.

Como consumir a Glutamina

Em primeiro lugar, você deve pedir a orientação de um nutricionista ou nutrólogo antes de consumir doses inapropriadas para o seu estilo de vida. Pessoas que não praticam atividades físicas de grande intensidade não necessitam de glutamina de forma suplementar.

Glutamina: o que é, para que serve e como tomar

A dosagem mínima recomendada é de 10 a 15 gramas por dia, sendo que esse valor deve ser dividido em 3 porções para tomar durante o dia. É importante que a glutamina seja consumida com algum carboidrato simples, pois o aumento dos níveis de glicose no sangue ajudam a colocar a proteína de maneira mais rápida dentro das células.


2 respostas para “Glutamina: o que é, para que serve e como tomar”

  1. Alexandre disse:

    O post foi direto ao ponto, não existe formula mágica, a glutamina é um suplemento muito conhecido por quem sabe que treino e alimentação aliada a uma boa suplementação com esse poderoso aminoácido, é resultado na certa!

  2. Essa semana assisti um vídeo que ensina as MELHORES séries de exercícios para aumentar a massa muscular, gostei BASTANTE, se quiser assistir o vídeo Clica Aí no Meu Nome 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *