Função do Whey – Qual é? Como o Whey Protein funciona?

Você sabe qual é a função do Whey no seu corpo? Ou melhor, você sabe qual a função que este importante suplemento tem perante a treinos e exercícios constantes no dia a dia? Esta dúvida circunda muito a vida das pessoas, principalmente daquelas que estão iniciando na musculação ou em qualquer outra área esportiva.

A verdade é que muita gente faz o uso do Whey Protein sem nenhum tipo de supervisão ou cuidados nutricionais. Afinal, este suplemento talvez seja o primeiro da vida dos atletas e pessoas que buscam melhores performances na academia. Porém, isto pode ser um erro grave. Principalmente se você não sabe o que está consumindo ou quais os efeitos que determinada substância causa no seu corpo.

Por isso, acompanhe o texto e entenda mais sobre a função do Whey, quando tomar, quando não tomar e o que considerar antes do consumo. Vamos lá?

Para ler depois: Whey Protein provoca acne?

função do whey
Shakeira de Whey – Foto: Freepik

Função do Whey – Qual é?

A função do Whey basicamente é suplementar proteína no seu corpo. Por exemplo, se você pratica musculação ou qualquer outro tipo de exercício, saiba que as intensidades podem desgastar muito todos os seus tecidos musculares. E, caso não haja uma reposição de proteína ao alcance de manter o volume muscular, você poderá perdê-lo.

E como o próprio nome já diz, ele é um suplemento. Ou seja, ele é utilizado para suplementar a sua dieta. E não ser a base principal dela. Afinal de contas, substituir a comida normal (rica em muitos outros nutrientes) por suplementação, nem sempre é uma escolha inteligente. Principalmente se você o fizer sem auxílio profissional adequado.

Porém, ao mesmo tempo, o Whey poderá ajudar a repor a proteína no tempo certo e na quantidade certa. O que é ótimo para quem busca a hipertrofia como objetivo no dia a dia. Neste caso, o treino precisa ser focado em aumentar o volume muscular. Porém, isto só é possível ingerindo quantidades extras de proteína para, ao invés de faltar, sobrar. Assim o corpo começa a ficar definido e com uma carga mais alta de músculos.

Veja aqui algumas dicas para quem está iniciando na musculação.

função do whey
Recipiente de Whey Protein e dois halteres – Foto: Freepik

É melhor tomar Whey Protein antes ou depois do treino?

Agora que você já sabe a função do Whey no seu corpo, deve estar pensando que é uma excelente alternativa para ajudar no seu crescimento muscular. Pois bem, e é mesmo. Desde que você tenha um acompanhamento nutricional para orientar o uso e, inclusive, orientar os períodos.

Há diversas formas de tomar Whey Protein. Depois do treino, ele potencializa a ingestão de proteínas e o corpo absorve muito mais facilmente do que que absorveria caso você ingerisse carne, por exemplo. No entanto, utilizar Whey Protein durante o dia (não só após o treino), pode ajudar a ingerir aquela quantidade de proteína que você precisa naquele momento, de forma rápida (sem ter que parar para cozinhar).

Basicamente, estas são as duas diferenças entre um período e o outro. Mas, como mencionamos durante o texto, somente quem poderá lhe orientar a isso, é um profissional de nutrição, com base em cálculos do seu corpo e necessidades. Cada corpo é único e não existe “receita mágica”.

Leia também: Dietas Radicais: Por que evitar? REAIS malefícios

função do whey
Homem tomando Whey Protein – Foto: Freepik

Como adicionar Whey Protein na dieta de musculação?

Embora a função do Whey seja única, saiba que existem inúmeras formas de adicionar o suplemento na sua dieta. A forma mais clássica de consumir, é tomando-o com água em um recipiente propício para isso ou batendo no liquidificador. Porém, além disso, você pode consumir de algumas formas alternativas, criando muito mais flexibilidade e variando o paladar de sua alimentação.

E esta variação é muito importante. Principalmente para quem precisa manter regularidade entre treinos e dieta. Afinal, manter regularidade é difícil. E quanto mais “enjoativa” for uma rotina, mais cedo você desmotiva. Por isso, alternar medidas, formas e receitas é importante. E o Whey Protein é ótimo para isso. Veja só:

Para ler depois: Motivação na Academia: Como se motivar? Como não desistir?

Consumo puro

O consumo puro do Whey está relacionado a ingestão com água. Ou seja, você prepara a quantidade de scoops necessárias para sua dieta e mexe bem até a mistura ficar homogênea. Assim, você poderá consumir como uma bebida normal.

Ingrediente principal de receitas

Você sabia que pode usar o Whey como ingrediente principal de algumas receitas? Ao invés de somente beber, você pode misturar para fazer brigadeiros, bolos, massas, adicionar no omelete e uma série de outras situações. Ele é extremamente versátil, fácil, prático e maleável. E assim você consegue “inserir” proteína na sua comida de uma forma simples.

Para ler depois: Receitas de doces com Whey Protein

função do whey
Scoop de Whey – Foto: Freepik

Quais os tipos de Whey disponíveis?

Existem muitos tipos de Whey disponíveis no mercado. E você deve consumir somente aquele que seu profissional de nutrição indicar. Afinal, uma simples mudança na composição ou uma simples adição nutricional pode fazer toda a diferença (positiva e negativa) na sua dieta e no seus treinos.

E é justamente neste quesito que podemos entender que cada corpo é único. Se o fulano consome “x” gramas de Whey, não significa que você deve consumir a mesma quantidade. Afinal, é preciso calcular uma série de pesos e medidas para chegar-se a um valor que se faça sentido. O “achismo” pode acabar com toda a sua performance e motivação para treinar.

Por isso, entenda os tipos de Whey antes de simplesmente utilizá-los.

Para ler depois: Regras para Tomar o Whey Protein

Concentrado

A função do Whey concentrado não muda muito para os demais tipos. É apenas um produto, de fato, concentrado. Neste caso, a composição por grama pode chegar a 80% de proteína e 20% de outros nutrientes (carboidratos, por exemplo). É ideal para quem quer ganhar mais massa muscular.

Isolado

O Whey isolado tem um pouco mais de concentração de proteína. Chega-se a 90% de proteínas para cada grama. Ou seja, é um produto muito mais “forte” e indicado a atletas de alta performance e que buscam a hipertrofia em um nível mais alto.

Hidrolisado

Neste caso, há alguns benefícios na absorção. O Whey hidrolisado é ótimo para quem busca uma absorção ainda mais rápida pelo corpo. Pois suas moléculas são quebradas de uma forma que o organismo consiga interpretar e enviar a proteína aos lugares certos em menos tempo.

Basicamente esta é a função do Whey: aumentar proteínas no seu corpo, de acordo com suas necessidades energéticas para o treino e com base na prescrição de seu nutricionista. Lembre-se sempre de respeitar seu corpo e seu organismo. Bons treinos!

Leia agora: Acompanhamento nutricional para musculação: Quais os benefícios?

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui