Algumas vezes precisamos tomar medicamentos indicados pelo médico para tratar alguma patologia. Na maioria das vezes não conhecemos quais são os possíveis efeitos adversos que o remédio pode nos trazer e só descobrimos no decorrer ou no final do tratamento. Por exemplo, alguns medicamentos antidepressivos como o Cloridrato de Amitriptilina podem causar ganho de peso.
Mas, o que é o Cloridrato de Amitriptilina?
Esse remédio é indicado para crianças com mais de 11 anos e adultos e que deve ser consumido por via oral. É uma substância que só pode ser comprada se a receita médica for apresentada no momento e com a data de validade ainda dentro do prazo.
O Cloridrato de Amitriptilina é utilizado para tratar, além da depressão, outras comorbidades como a enurese noturna, ou seja, quem urina na cama durante o período do sono. Esse medicamento apresenta formulação que oferece também os efeitos de um calmante e ansiolíticos.
O Cloridrato de Amitriptilina engorda?
Essa é a preocupação de muita gente, principalmente com aqueles que se preocupam com a boa forma. Saber se a medicação indicada para o tratamento fará você ganhar peso. Infelizmente, se você observar a bula, vai notar que lá está escrito, dentre os efeitos colaterais, o ganho de peso. Outra citação na bula, na parte de reações adversas, é o aumento do apetite, que também causará elevação nos números da balança.
Outro ponto negativo do Cloridrato de Amitriptilina no que diz respeito ao assunto é o fato dele também causar sonolência e fadiga. Quem pratica exercícios estando sempre com sono e se sentindo cansado? Assim, a adição de mais comida sem a prática de atividades físicas é uma combinação perfeita para aumentar o número do manequim.
O que pode ser feito?
Bom, não é porque a medicação informa que você terá ganho de peso que isso precisa necessariamente acontecer. O que poder ser feito é começar a seguir uma dieta equilibrada, com alimentação saudável. As frutas, por exemplo, podem ajudar nas horas do lanche. No almoço e no jantar, uma carne grelhada com salada é o ideal.
O Cloridrato de Amitriptilina pode emagrecer
Mas, como assim? Pois é, essa medicação pode causar também o emagrecimento e isso pode ser visto na própria bula dentro da lista dos possíveis efeitos colaterais. Porém, é preciso ficar atento porque é uma situação que pode causar o desenvolvimento da anorexia. Portanto, se você consome ou convive com alguém que faz uso do Cloridrato de Amitriptilina tenha atenção para a alimentação.
Contraindicações do Cloridrato de Amitriptilina
Um dos possíveis efeitos do Cloridrato de Amitriptilina é a redução do estado de alerta. Neste caso, pessoas que trabalhem dirigindo devem interromper o serviço ou então procurar outro tratamento. Além disso, quem exerce qualquer atividade de risco como operadores de máquinas, pessoas que trabalhem em locais altos devem tomar mais cuidado com a medicação. Outros grupos que não podem consumir são:
- gestantes e lactantes;
- usuários de outros tipos de antidepressivos, principalmente inibidores da MAO (monoaminoxidase);
- pacientes que estão se recuperando de um infarto ou que apresentem algum tipo de problema cardíaco;
- portadores de asma;
- disfunção hepática;
- glaucoma;
Quem faz uso do Cloridrato de Amitriptilina não pode fazer ingestão de bebida alcoólica durante o tratamento. Em nenhuma hipótese esse medicamento deve ser tomado sem a orientação médica. E, caso os efeitos colaterais estejam incomodando muito, procure o médico.