Posicione os pés de maneira correta no agachamento

U Marcos A.    t 28 de abril de 2015


Não importa se você já tem mais de 10 anos que pratica musculação. Se você não está atento aos pequenos detalhes e acha que a única coisa que precisa para conseguir bom desempenho é ir todos os dias e pegar a maior carga que puder se torna apenas mais um em meio a multidão.

Posicione os pés de maneira correta no agachamento

Ter uma hipertrofia muscular satisfatória e conseguir bons resultados nos treinos depende de vários fatores, entre eles a correta angulação e posicionamento das partes do corpo. Para o agachamento, um exercício bastante utilizado no treino de pernas, esse fator é de extrema importância apesar de muitos negligenciarem.

Veja quais benefícios o agachamento pode lhe oferecer.

O agachamento é um movimento complexo por ser multiarticular. O quadril, os joelhos, tornozelos e pés são de fundamental importância aqui e influenciam de forma significativa na qualidade do exercício. Portanto, ainda que aquela pessoa que malha há anos lhe diga que a posição dos pés não diferença, não dê ouvidos.

Posicione os pés de maneira correta no agachamento

Os pés devem estar numa posição que esteja de acordo com o foco daquele momento. Por exemplo, no leg press, o posicionamento dos pés indica qual grupo muscular será recrutado de maneira mais proeminente e no agachamento isso não é diferente. Se eles estão na largura dos ombros, mais juntos ou mais afastados fará uma grande diferença.

Quais músculos recrutar de acordo com a posição

De acordo com a posição dos pés temos as seguintes variações:

  1. Pés unidos, lado a lado: aqui, são os quadríceps que serão mais ativados. O equilíbrio fica mais difícil e com isso a tendência é que você desça até 90°, no máximo. Neste caso, é mais interessante fazer o exercício na barra fixa, pois a ocorrência de lesões é muito pequena.
  2. Pés na linha dos ombros: esse tipo de posição é a mais comum e tradicional entre todos os agachamentos. Os joelhos não devem ultrapassar a ponta dos pés e tanto o quadríceps quanto os posteriores da coxa (isquiotibiais) serão requisitados com intensidade.
  3. Pés além da linha dos ombros: é o famoso agachamento sumô. Aqui, os músculos que sofrerão maior ativação são os adutores, localizados na parte interna da coxa. É um erro pensar que esse tipo de agachamento é mais eficaz para o quadríceps e isso já foi comprovado através de pesquisas. A única diferença aqui é que os adutores ganham destaque.

Veja como melhorar o treino de agachamento.

Posicione os pés de maneira correta no agachamento

O agachamento tradicional acaba sendo a melhor escolha. O risco de lesão é bastante reduzido e além disso, ele consegue recrutar dois grupos musculares importantes tanto na estética quanto na funcionalidade que é o quadríceps e os isquiotibiais. Prestar atenção nas angulações corretas e na postura é de vital importância para a correta execução do movimento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *