Tudo sobre Crossfit

U Marcos A.    t 27 de Fevereiro de 2014


Se você está pensando em começar a se exercitar, mas não consegue se imaginar no ambiente da academia, existem outras opções tão boas quanto ou até melhores para cuidar da saúde. O Crossfit é um programa de treinos que visa o fortalecimento muscular e o condicionamento corporal como um todo. Esse tipo de treino era muito utilizado por equipes da polícia especial dos Estados Unidos como a SWAT, pelo exército e até por atletas. Nesse exercício você vai treinar força, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e resistência cardiorrespiratória tudo em apenas uma hora por dia.

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Como é feito o Crossfit?

A palavra chave dessa técnica é funcionalidade. O Crossfit trabalha os exercícios de forma que o foco principal é a precisão dos movimentos e a agilidade com a qual ele é feito. Aqui não adianta fazer de qualquer maneira e ser rápido. Se o pensamento for esse, você terá sérios problemas articulares e musculares em pouco tempo, já que essa modalidade de exercícios trabalha com todo o corpo em apenas um único treino. Como ele se enquadra num treinamento global, você consegue perder gordura e adquirir massa magra, mas os ganhos de hipertrofia muscular não podem ser comparados ao das academias. No Crossfit  o tempo para se adquirir massa muscular é bem maior do que nas academias, portanto, se você está procurando um corpo musculoso em pouco tempo, essa não é a melhor forma de treino.

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Princípios do Crossfit

A intenção é praticar exercícios de maneira muito intensa, sem intervalos e sem descanso. A ideia é ir até o máximo que o seu corpo permite chegando a completa exaustão. A sequência de exercícios utiliza todo o corpo: braços e pernas estão sempre em movimento realizando saltos, subidas e descidas de escadas, subindo em cordas, fazendo movimentos de zig zag com cones ou pneus espalhados no chão, enfim, basta ter um pouco de criatividade. Com exercícios tão intensos, o gasto de carboidrato se dá de maneira muito rápida e assim, o consumo de gorduras como fonte de energia começa muito antes dos 20 a 30 minutos, que é o mais normal de acontecer.

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Nas academias, os treinos e as séries de exercícios são traçados para que sejam realizados apenas com um grupo muscular por dia. Por exemplo: um dia malha tríceps, no outro cadeia posterior das pernas, no outro peitoral e por aí vai. Não existe esse tipo de segmentação no Crossfit. Os exercícios globais são uma excelente maneira de acelerar o gasto calórico, pois se mais músculos são recrutados para determinados exercícios, mas energia eles irão consumir e mais gordura você vai perder. Além do mais, o seu gasto de energia durante o dia também fica mais acelerado após uma série de exercícios intensos.

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A aula é de curta duração e você utiliza apenas 40 a 60 minutos do seu dia para entrar em forma e cuidar da saúde. O Crossfit se divide em 3 etapas e todas elas são igualmente importantes. A primeira é o aquecimento, que deve ser realizado antes de qualquer atividade física para evitar lesões. Depois vem a parte na qual o instrutor vai lhe passar quais serão os movimentos daquele dia e por fim, ele vai montar um desafio para que você realize em um determinado tempo misturando esses movimentos que foram ensinados. Este último passo é chamado de Work out of the Day (trabalho do dia), também conhecido como WOD.

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Hoje em dia, não há desculpas para cuidar bem da sua saúde e do seu corpo. Além de reduzir os níveis de colesterol no sangue, diminuir e até eliminar as placas de ateroma nos vasos  e melhorar o fluxo sanguíneo, você consegue fechar o botão da calça sem nenhum sacrifício e vai receber elogios de todos os seus amigos, parentes e colegas de trabalho. E para você que vive dizendo que não tem tempo para praticar exercícios, vai ter que arrumar muito mais dele para cuidar da doença, indo a consultas, internamentos hospitalares e gastando muito dinheiro com remédio.

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Quem pode fazer o Crossfit?

Qualquer um pode fazer o Crossfit. Por ser uma modalidade de treino muito versátil, ele consegue se adaptar a varias pessoas independentemente de sexo ou idade. Os idosos, principalmente, têm muito a ganhar com esse tipo de treino porque ele não faz apenas fortalecimento muscular, o crossfit mobiliza articulações, treina o equilíbrio e a adaptação rápida e eficaz de diferentes movimentos e em diferentes graus de dificuldade. Essa questão do nível de complexidade dos exercícios é uma excelente maneira de fazer com que qualquer um, sem qualquer prática em nenhum esporte, possa se tornar um excelente atleta com o esse tipo de treinamento.


5 respostas para “Tudo sobre Crossfit”

  1. adorei os comentários quero logo procurar um lugar mais próximo de casa para treinar e ficar com o corpo saudável ainda mais que parei de fumar agora pouco tempo e tenho que voltar a forma fisicA

  2. Edison de Sena disse:

    Posso fazer musculação e crossfit ????

  3. Oton disse:

    O crossfit pode ser realizados por pessoas magras com leve hipertrofia?

  4. wagner disse:

    Tenho uma grande dúvida, em academias convencionais boas, existe um instrutor que acompanha os movimentos, e vejo diversos alunos fazendo errado, tal fato prejudica musculatura, postura, articulações, etc…
    Vi em diversas academias de crossfit algo ainda pior…pessoas correndo carregando peso de forma postural incorreta, agachamentos irregulares, subidas e descidas de caixa que fogem totalmente de engonomia.
    Vejo academias cheias de alunos com poucos professores e muitos exercícios executados errados, até onde isso faz realmente bem?

  5. Felipe disse:

    Todas as pessoas até mesmos as limitadas (deficiência), conseguiriam fazer Crossfit ?

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