Como se comportar na academia: 4 dicas de etiqueta

Algumas pessoas não sabem como se comportar na academia. Seja pela falta de costume, por ter começado a pouco tempo. Ou porque nunca recebeu  uma orientação de que certos comportamentos são inconvenientes.

Mas acontece que o ambiente da academia, assim como em qualquer outro. Existem comportamentos que incomodam os outros. E por isso montamos esse mini guia de etiqueta da academia. Com 4 dicas simples de como se comportar na academia para não incomodar ninguém.

Nada de falatóriogym

Claro que você pode precisar pedir alguma ajuda. Pedir licença, principalmente quando a academia está lotada. Ou falar por outros motivos, como simplesmente cumprimentar as pessoas.

Mas academias no geral costumam ser barulhentas. E as pessoas que estão treinando querem muito se concentrar na meta delas. Então evitar juntar aquele grupinho e ficar falando bastante (e geralmente alto) é uma boa para manter o respeito pelo ambiente.

Aproveite para conferir também a importância da musculação para deficientes físicos

Sem encarargym

Às vezes pode acontecer de você achar incrível que aquela pessoa faz aquele exercício. Ou você pode querer aprender como fazer aquele exercício. Mas ficar encarando na academia não é nada legal.

Mulheres costumam ser as mais afetadas por isso. Muitas deixam de frequentar a academia por não se sentirem confortáveis com as encaradas constantes dos rapazes. E até mesmo vulneráveis.

Se encarar não é legal, chegar perto e se oferecer para ajudar (sem a pessoa pedir) ou pior, tocar na pessoa. Não é nada legal. Se você achou aquele exercício legal e quer uma ajuda por não saber fazer, o ideal é pedir ao educador físico da academia para te ajudar.

Caso a academia que você frequenta não tenha um profissional para orientar. O que é um problema e um ponto negativo para o estabelecimento. Aí você pode pedir educadamente para aquela outra pessoa quando ela terminar se ela pode te ensinar. Ou peça para alguma outra pessoa que você já conhece. Mas tudo com muito respeito.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como trincar a barriga de forma eficaz

Respeite o foco do outroexe

Não querer conversar na academia não é falta de educação. Muitas vezes é foco. Às vezes aquele é o momento da pessoa ficar sozinha com ela mesma. Na maioria dos casos a pessoa tem um objetivo e por isso muito foco em querer alcançar sua meta.

Nossa dica é respeitar esse foco do colega e não ficar atrapalhando. Nada de sentar perto. Puxar uma conversa ou reclamar se a pessoa disser que não pode falar no momento. Respeite o foco dos outros e quem sabe se inspire para ter também o seu foco na sua meta.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 6 hábitos para ter uma vida mais saudável

Não faça bagunçaCrossfit

Uma das coisas que mais incomoda quem frequenta academia é encontrar anilhas, halteres e barras espalhadas e bagunçadas pelo chão. Se você usou o equipamento. Tente deixa-lo organizado no lugar onde estava.

Ou pelo menos evite deixar tudo jogado de qualquer jeito. Sabemos que você vai estar bem cansado depois do exercício. Mas se comportar na academia significa respeitar o espaço de todos.

Além disso, tente não ficar ocupando mais que o tempo necessário em cada aparelho. Assim você evita deixar pessoas esperando de forma desnecessária.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui