Turbine o Treino da Natação

U Marcos A.    t 3 de junho de 2014


Você já está fazendo aulas há algum tempo e quer ir mais além, nadar mais sem se sentir tão ofegante. Mesmo já fazendo um treino excelente, é normal que queiramos sempre mais e isso é uma qualidade excelente, pois nos faz ir sempre mais além das nossas expectativas. Para isso, é preciso não deixar que o corpo se habitue a mesma carga de exercícios e realizar mudanças na maneira de treinar, mas é claro que consultando um profissional primeiro.

Tenha hábitos

Turbine o treino da natação

Se todos os dias colocamos o despertador para tocas as 6 da manhã, então, mesmo nos finais de semana e em feriados,vamos acordar as 6 da manhã, ainda que o despertador não toque. Isso é criar um hábito, fazer algo com certa frequência. O mesmo acontece na natação: se você praticar sempre, ficará cada vez melhor e o ideal é fazer isso, pelo menos 3 vezes por semana. É o mesmo que acontece com a musculação, se você passa muito tempo sem treinar o corpo se acostuma e fica difícil voltar a forma de antes.

Leia também: como transformar o exercício físico num hábito.

Concentração

Turbine o treino da natação

Treinar, não importa a modalidade, conversando com o amigo do lado não é uma boa ideia. Você para de prestar atenção no movimento que está fazendo, perde a qualidade do treino e também os seus benefícios. Outro ponto importante é não pensar na velocidade, achando que quanto mais nadar melhor. Realizando os movimentos com a técnica correta, você conseguirá ir com mais velocidade e nadar por mais tempo, pois fará menos esforço.

Usando as nadadeiras

Turbine o treino da natação

Pode parecer estranho, a primeira vista, fazer aulas de natação com nadadeiras. Bom, com a ajuda delas, a sua postura na piscina ficará melhor e a força nas pernas também irá aumentar por causa da resistência que a nadadeira aplica na água. O uso desse objeto deve ser orientado por um profissional, pois pode causar lesões se utilizado de maneira incorreta.

Fazendo outros exercícios

Turbine o treino da natação

Uma das grandes dificuldades que os praticantes de natação enfrentam é a resistência cardiorrespiratória. Então, se você começar a se exercitar com atividades que treinem essa resistência, o seu desempenho irá melhorar bastante. Atividades como hidroginástica, corrida, treinamento funcional, musculação e outros, podem te dar resistência muscular e respiratória.

Mais rápido e mais intenso

Turbine o treino da natação

É preciso saber quando se deve variar a intensidade e a velocidade do treino. Realizar essas mudanças é muito importante para ter um melhor desempenho na piscina. O mais importante é saber quando essa mudança deve ser feita e para isso, você talvez precise de orientação profissional.

Desacelere

Turbine o treino da natação

Ser mais veloz e aumentar a intensidade dos treinos é importante, mas não vá com muita sede ao pote. Se você realizar treino de natação de forma muito intensa, um seguido do outro, poderá causar fadiga muscular e por fim, alguma lesão. O seu desempenho pode começar a cair em poucos dias e isso é bem óbvio, porque os músculos precisam de um tempo para se recuperar do treino do dia anterior. O ideal é fazer treinos de maneira intercalada na semana: um intenso, um leve e um intenso.

Modifique os estilos de nado

Turbine o treino da natação

Você, com certeza, deve ter a sua modalidade de nado preferido, mas é importante que haja mudanças no treino de natação para trabalhar outras funcionalidades dos músculos como equilíbrio e coordenação. Quem faz atividade física, precisa ver a musculatura como uma cadeia, um todo, onde o trabalho de um músculo interfere no outro. Portanto, fazer essas mudanças pode ser necessário para melhorar o desempenho e deixar o treino menos monótono.

A roupa adequada

Turbine o treino da natação

O principal objetivo aqui é reduzir o atrito do corpo do atleta com a água, pois isso fornece velocidade. Quando se fala em roupa, a tecnologia tem dado uma grande ajuda para os nadadores. Se você é daqueles que gosta de competir aqui vai uma dica: durante o treino de natação, use roupas mais grossas e até duas camadas para aumentar a resistência e nada hora da competição use roupas bem finas, assim você vai se tornar muito mais veloz.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *