Arginina: Saiba o que é e como tomar

0

Um dos principais objetivos de quem faz musculação é criar hipertrofia muscular. Para tanto, é necessária uma dieta rica em carboidratos e proteínas. As proteínas são essenciais para realizar a recuperação muscular e criar a tal hipertrofia e crescimento de massa magra que tantos almejam. Vamos ver agora como este aminoácido, a arginina, age no nosso organismo.Musculação

O que é a Arginina

A arginina é sintetizada a partir citrulina que necessita da ação da enzima argininosuccinato sintetase como intermediário nessa formação. A obtenção essa enzima é realizada a partir da hidrólise (quebra) de moléculas de ATP, transformando-a em AMP (monofosfato de adenosina).

Também é necessária a ação da enzima argininosuccinato liase tendo como produto o fumarato, participando do ciclo da ureia. Assim, a arginina que o corpo não utilizada é transformada em ureia e ornitina, a ureia é excretada pelo sistema urinário e a ornitina é transformada em outras substâncias.Musculação

A formação dessa proteína é realizada no eixo intestinal-renal. O intestino delgado é o responsável pela produção de citrulina que cai na circulação sanguínea e é absorvida pelos rins. Estes farão o papel de converter a citrulina em arginina e enviá-la de volta para a circulação. Parece complicado? Mas não se preocupe que você vai entender.

Algumas outras Funções

Além de participar na construção muscular, a arginina também atua em outras partes do corpo, como:

  • Divisão celular;
  • Cicatrização de feridas;
  • Remoção de amônia em excesso;
  • Melhora o sistema imune;
  • Participa da produção de hormônios;

Musculação

Ela também é utilizada em medicamentos para relaxar os vasos sanguíneos realizando vasodilatação por participar da síntese do óxido nítrico (NO). Por essa razão é usada como marcador na doença cardiovascular. Ela também é necessária na síntese de creatina, poliaminas, citrulina e glutamato.

Uso na Musculação

Por todas essas funções, ela é bastante utilizada pelos praticantes de musculação. Além de ser um importante composto para a formação de outras proteínas, ela também estimula a liberação de alguns hormônios como o GH, também conhecido como hormônio do crescimento. Por isso, ela acaba ajudando no crescimento muscular causando hipertrofia.Musculação

Ela consegue melhorar o desempenho muscular retardando o momento da fadiga, pois evita que o glicogênio utilizado como fonte geradora de energia seja consumido rapidamente pelos músculos. Apenas 3 gramas por dia já é a dose suficiente para obter bons resultados.

Confira também nosso artigo especial sobre o lipo 6 black.

Riscos da Arginina

A arginina, se utilizada na quantidade certa e com indicação profissional não acarreta riscos para a saúde. O excesso pode causar diversos problemas como disfunção erétil e pressão baixa por causa da vasodilatação. Vale lembrar que pessoas com problemas renais e intestinais só devem tomar esse suplemento com prescrição médica.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui