Quem pratica musculação sempre está atrás de algo que faça o treino render ao máximo e produzir ganho de massa muscular. Muitas pessoas usam o whey protein que é um tipo de proteína extraída do soro do leite e é de rápida absorção. Portanto, ela é muito utilizada logo após o treino para realizar um rápido reparo muscular. Mas existem outros tipos de proteínas quem podem ser utilizadas como a albumina, uma proteína extraída da clara do ovo, de alto valor biológico, mas de lenta absorção.
O que é albumina?
É um tipo de proteína presente no plasma sanguíneo e pode ser encontrada em grande quantidade, na clara do ovo. Os suplementos dessa proteína são feitos a partir da desidratação da clara do ovo e pode ser utilizado não só pelos praticantes da musculação, mas também em receitas de alimentos. Ela contém os dois tipos de aminoácidos: os essenciais e não essenciais, além de vitaminas do complexo B e 12. Também contém minerais como o maganês e o zinco. Dependendo do lugar onde se encontra ela pode ter três nomes: ovolbumina (clara do ovo), seroalbumina (sangue humano) e lactoalbumina (no leite).
Benefícios da Albumina
Um dos diferenciais entre a albumina e o famoso whey protein é o fato daquela ser de lenta absorção e isso ajuda a manter uma quantidade significativa de proteínas disponível para ser utilizada pelo organismo durante todo o tempo. Veja alguns outros benefícios que essa proteína pode lhe oferecer:
ajuda no bom funcionamento do metabolismo por contar com nutrientes como a leucina, ácido glutâmico e aspártico;
causa hipertrofia, pois ajuda na reparação do músculo;
possui grande quantidade de vitaminas e sais minerais;
é ótimo para quem quer perder peso, pois por ser uma proteína de lenta absorção ela consegue retardar a vontade de comer e aumenta o tempo de saciedade;
você encontrar albumina de qualidade e com um custo muito mais barato que o whey protein;
ajuda no pós-operatório durante o processo de cicatrização. Na verdade, qualquer proteína ajuda nesse processo, mas por ter uma absorção mais lenta, a albumina consegue evitar a formação de fibrose, que é causado também pelo excesso de proteína na alimentação;
Como e quando tomar a Albumina
A albumina, por ser de lenta absorção, é recomendada para grandes períodos de jejum ou durante o dia. Assim, os melhores horários para ingeri-la é antes de dormir para evitar o catabolismo muscular durante o sono e logo pela manhã no café da manhã, pois a proteína terá todo o dia para ser absorvida pela organismo. Ela não é indicada para ser tomada no pós treino. A quantidade ideal vem no rótulo do produto e normalmente é de 2 colheres de sopa para 200 ml de água, suco ou leite (de preferência que seja desnatado).
Confira também nossa dieta para ganhar massa muscular.
Quanto a forma de consumo, existem várias maneiras de tomar a albumina e você pode dar uma incrementada no seu shake. Justamente por ter um sabor um pouco ruim e um cheiro de ovo bastante forte, muita gente tem dificuldade de ingerir a substância misturando apenas com água. Você pode fazer uma vitamina de banana com cereais ou então bater a proteína com suco de frutas. No mercado é possível encontrar essa proteína em vários sabores como banana, chocolate, baunilha ou morango. Isso esconde um pouco o sabor forte de ovo. Ela é um pouco difícil de ser dissolvida, então você pode utilizar o liquidificador para te ajudar nessa tarefa.
Contras
O excesso de proteína (qualquer uma delas, não apenas a albumina) pode causar uma sobrecarga nos rins e por isso deve ser tomada com toda a cautela. O ideal é que não seja necessário o uso de suplementos e que você consiga comer as proteínas em forma de alimento como nas carnes, brancas ou vermelhas, ovo (de preferência cozido), soja, leite, iogurte e queijo. Esses são os alimentos que mais possuem proteína e são facilmente encontrados no mercado.
Pessoas que possuem algum tipo de sensibilidade intestinal não deve tomar albumina, pois ela pode causar diarreias e acúmulo de gases. Outro problema que vem sendo pesquisado e refere-se a todos os tipos de proteína é o fato dela prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo e a longo prazo causar problemas como a osteoporose.
muito bom …apos os treinos
Parabéns pelo post!
Minha dieta é rica em proteínas e a albumina é uma delas.
Consumo comendo ovos e quando não tenho tempo para isso faço o meu shake.
Sim, comprei albumina a uns dois dias, tomo antes de dormir, hoje estou com muitas gases e o cheiro é muito forte :(, esse efeito demora pra passar?
Gosto muita da abulmina e por incrível que pareça não acho o gosto ruim.