Por que descansar os músculos é importante?

U Milena Costa    t 17 de agosto de 2018


Quem treina muitas vezes exagera e esquece de descansar os músculos. Às vezes a pessoa passa o dia na correria, tira uma hora para malhar pesado e depois corre para o trabalho. Aí já sabe, adeus ao descanso pós-treino.

Se você tem esse costume e não sabe por que descansar os músculos é tão importante. Então você aprende nesse artigo sobre como se cuidar melhor. Pois o descanso é muito importante para os músculos. Muitas vezes malhar menos pode te ajudar a chegar mais rápido e tranquilamente nos seus objetivos.

descansar os músculos

O que acontece ao descansar os músculos

Após levantar sobrecargas ou exercitar os músculos no seu treino. O ideal é dar um descanso para ele. Para quem pratica musculação o ideal é fazer aquele treino intercalado. Exercitando um grupo muscular hoje e outro amanhã. Sempre intercalando e nunca repetindo os exercícios e exagerando.

Quando os músculos estão em repouso eles são melhor oxigenados. Ou seja, as fibras musculares se recuperam mais e o processo de crescimento do músculo é acelerado. Ou seja, a hipertrofia, que nada mais é quando os músculos aumentam de tamanho, precisa e muito do descanso.

Descansar os músculos é muito importante por isso. Por que eles precisam desse tempo de recuperação para crescer. Quem faz treinos leves ou moderados pode fazer apenas um descanso de 24 horas. Se você faz exercícios pesados o ideal é dar 48 horas para os seus músculos se recuperarem.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre qual a roupa certa para malhar no inverno

Menos é mais também na academia

descansar os músculos

Então além de ter boas noites de sono, descansar bem os músculos e fazer treinos intercalados. Você também não precisa passar horas puxando ferro para conseguir a tão sonhada hipertrofia.

Você não precisa malhar todos os dias para conseguir os resultados desejados. Essa é uma ideia bem equivocada, e muita gente acha que se passar um dia longe da academia vai perder massa muscular. Não é bem assim.

Se você se afastar por meses das atividades físicas e bagunçar a sua alimentação então sim. Provavelmente você perderá massa muscular. Mas treinar 3 dias na semana ou treinar menos de uma hora não vai fazer você perder os resultados que já alcançou.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como emagrecer utilizando suplementos alimentares corretamente 

Massagem muscular

descansar os músculos

A massagem muscular pode ser feita por você mesmo em casa depois do treino. Isso vai te ajudar na recuperação dos músculos e também na questão de dores. Além de ajudar a levar mais nutrientes para os músculos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dicas para incluir verduras e legumes na alimentação

Essa é uma boa ideia para ajudar no seu crescimento e para te ajudar a chegar ao seu objetivo. Fique tão atento ao seu pós-treino, alimentação e descanso dos músculos quanto você fica atento ao realizar os exercícios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *