Saiba onde correr: Areia, grama ou asfalto

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Você sabe onde correr? Muita gente descarta a academia para se exercita e resolve se exercitar por conta própria e escolhe a corrida. Mas aí vem a dúvida, correr na areia, grama ou asfalto?

Se você é iniciante e quer saber qual a melhor escolha, nós vamos tirar suas dúvidas nesse artigo. Não podemos decidir por você, mas aqui você confere as vantagens e desvantagens de cada terreno. Para escolher melhor onde correr.

Asfalto

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  • Vantagens

Quem não sabe onde correr e pensa em escolher o asfalto deve saber que é importante valorizar a velocidade. Uma vantagem é ganhar aumento na resistência. Quem faz longas corridas tem o asfalto como um amigo. Sem falar que esse terreno reduz o risco de lesões.

  • Desvantagens

Como o terreno é mais rígido o impacto nas articulações é maior. Por isso se você já tem algum problema desse tipo o ideal é que além de consultar o seu médico. Para saber se esse é mesmo o exercício recomendado para você, tente evitar o asfalto.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre por que quem pratica atividades físicas vive mais

Areia

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  • Vantagens

Se você está em processo de adquirir resistência e força, e quer saber onde correr. A areia é uma boa opção. Exige bastante dos músculos e por isso é bom para ajudar nessas finalidades. Também pode ser bom para queimar mais calorias em treinos rápidos.

  • Desvantagens

É mais fácil se lesionar nesse terreno. Afinal a areia é instável, desnivelada e requer muito esforço dos joelhos e quadris. A recomendação por isso é que você opte por esse terreno em treinos curtos de alta intensidade.

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Grama

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  • Vantagens

Para quem tem problemas nos joelhos, mas o médico liberou para correr. Onde correr não é mais uma questão, o melhor mesmo é a grama. Isso por que a grama absorve bem o impacto aliviando a pressão nos joelhos. Trabalha os músculos e ajuda na perda de peso.

  • Desvantagens

Infelizmente é um dos terrenos mais propícios para causar lesões. Já que a grama é mole e desnivelada. Além disso muita atenção com buracos, para não virar o pé e se machucar de verdade. Também não dá para correr em dias chuvosos, pois é perigoso escorregar.

Iniciantes

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O ideal é que o iniciante primeiro busque o médico. Averigue se tudo está bem com você, e se você tem liberação para correr. Se o seu coração e articulações permitem que essa atividade seja praticada, mesmo para os jovens.

Só então você vai escolher onde correr. Uma boa ideia é começar pelo asfalto. Além de as chances de lesão serem menores, também dá pra correr em qualquer lugar. Se você quiser deve sim pedir a opinião de um educador físico capacitado. Mesmo que não queira se profissionalizar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 7 coisas que você não deve fazer no pós-treino

Dica

Não se esqueça de usar tênis adequados para a prática, com amortecimento. E as roupas de preferência devem ser leves para que você possa transpirar sem problemas. Se alimente antes e depois do treino.

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