A proteína da soja, como se pode imaginar, é uma proteína vegetal que possui menor valor biológico se comparada as animais como a caseína e o whey protein. Ela é uma excelente opção para aqueles vegetarianos estritos.
Saiba qual a melhor forma de comprar suplementos.
Vantagens de utilizar a proteína da soja
Ela também é rapidamente absorvida pelo organismo, porém não tão rápido quanto o whey protein. Ela contém diversos aminoácidos essenciais e por ser de origem vegetal, oferece várias vitaminas e sais minerais.
Não há como substituir a proteína da soja por caseína ou albumina. Apesar dela ter absorção mais lenta, ainda assim é muito mais rápida do que essas duas de absorção lenta e que normalmente são ingeridas antes de dormir ou no início do dia.
A soja é um alimento rico em isoflavonas, antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres em excesso no organismo advindos da má alimentação. Essas substâncias também auxiliam na prevenção de doenças graves como o câncer, por exemplo e são excelentes anti-inflamatórios.
Verdades e mentiras sobre a proteína da soja
Ainda que não seja de origem animal, essa proteína possui elevado valor biológico. Ela participa de forma importante na síntese proteica e ajuda na recuperação muscular após o treino.
Uma das diferenças que mais interfere na escolha entre o whey protein e a proteína da soja é a variedade de aminoácidos e quantidade de cada um deles. Na verdade, existem os mesmos aminoácidos nos dois produtos, porém, o whey consegue oferecê-los em quantidades maiores com exceção da arginina e L-tirosina.
Um mito bastante divulgado em diversos sites de musculação é o de que a soja aumentaria a produção de estrógenos. Dessa forma, o público masculino tem total pavor de utilizar esse suplemento. Isso é apenas mais uma mentira divulgada.
O que a soja tem, na verdade, são os fitoestrógenos, que possuem uma cadeia molecular muito parecida com o estrógeno. Porém, mesmo com essa semelhança, a proteína da soja não criará nenhum tipo de desequilíbrio em suas taxas hormonais.
Na verdade, a soja pode até ajudar na produção dos hormônios que já são sintetizados normalmente pelo nosso organismo como a testosterona, por exemplo. Esse alimento possui grandes quantidades de ácidos graxos saudáveis e que ajudam na formação hormonal.
Qual a melhor hora para ingerir a proteína da soja?
Se você só for ingerir a proteína da soja em um único horário durante o dia, então o melhor momento é no pós-treino. Esse suplemento auxilia na reconstrução muscular desenvolvendo a hipertrofia.
Uma boa combinação é utilizar a proteína isolada da soja com o whey protein. Como esse último possui maior velocidade de absorção, a proteína da soja prolongará a oferta de aminoácidos para aumentar a produção de proteínas e consequente formação muscular.
Muito feliz de saber dos benefícios da soja! Sou vegetariana há cerca de dois anos e esse alimento já faz parte do meu cardápio com muita frequência.
ola , me fala sobre a relação da soja com a produção da di-hidrotestoterona ou (DHT) ela aumenta a produção desse hormonio ?