Cafeína – Conheça seus Benefícios e Efeitos Colaterais

U Marcos A.    t 19 de novembro de 2013


A cafeína é mundialmente famosa pelo seu efeito estimulante. Nos Estados Unidos é uma das bebidas mais consumidas pelas pessoas e aqui no Brasil houve recorde de consumo por habitante. Além de fazer parte da história do país e de crises financeiras globais, o café está sempre presente na mesa e na sala de visita.

A principal substância encontrada no café é a cafeína. É ela quem promove o efeito estimulante que é capaz de deixar muita gente com insônia durante várias horas. Ela não é apenas encontrada no café, mas também no cacau, no chá, nos refrigerantes e em vários outros alimentos. Ela é utilizada na fabricação de medicações controladas por agir diretamente no Sistema Nervoso Central.

CAFE2

Benefícios da Cafeína

Muitos efeitos são sugeridos como responsabilidade da cafeína: aumento da atenção, maior nível de energia, melhora a atenção, aumenta o consumo de triglicerídeos dos músculos, aumenta os níveis de catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina são as mais comuns) e o tempo de concentração. Isso faz com que o treino seja realizado com maior vigor e por mais tempo. Alguns acreditam que a cafeína tem o poder de retardar o início da fadiga muscular.

CAFE1

Acredita-se que a cafeína consegue melhorar o desempenho muscular pela maior promoção de mobilização de ácidos graxos livres. Isso reduziria a utilização imediata de glicogênio muscular que seria reservado para um momento posterior. É provável também que a cafeína reduza a percepção de esforço permitindo que ocorra maior trabalho com a mesma carga.

Efeitos Colaterais da Cafeína

Nem preciso dizer que aqueles que sofrem de insônia devem ficar quilômetros longe dessa substância. Mesmo aqueles que não passam por esse mal podem adquiri-lo além de tremores, ansiedade e agitação. Se você ficar muito agitado e não consegue dormir, isso vai afetar a recuperação muscular e a liberação do hormônio do crescimento que ocorre durante o sono.

CAFE3

Para quem já tem um forte hábito de consumir café com frequência, há um aviso aos navegantes: a cafeína é uma substância que causa dependência, portanto a sua retira brusca da dieta pode causar efeitos indesejáveis como dor de cabeça severa, fadiga muscular, irritabilidade e desconforto gastrintestinal. Vai um cafezinho?


6 respostas para “Cafeína – Conheça seus Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. Felipe ferreira disse:

    Como de costume, hoje fiz a ingesta da minha cafeína em cápsula, meia hora antes do treino. Na academia treinando pesado parte anterior, ao fim do exercício, comecei a sentir tontura, tremores musculares e vômito. Pode ta associado a cafeína?

    • WALDENIA disse:

      O efeito diurético da cafeína pode causar náuseas em algumas pessoas e, em alguns casos, pode mesmo provocar vômitos. O ato de vomitar em si é raro embora possa acontecer a pessoas mais sensíveis

      Muita gente sente tremores no corpo ou nervosismo depois de beber demasiado café, o que resulta da super estimulação do sistema nervoso. Pessoas que deixam de consumir cafeína após uma longa dependência chegam a sofrer afrontamentos e estados de humor alterados.

      • ADRIANO disse:

        waldenia! recentemente mudei de laboratório com relação a cafeína ! tipo! tomo cápsulas de 420mg para ganhar desempenho em minhas atividade!mudei para outro laboratorio mais conceituado ! e consequentemente tive estas reações colaterais,nauseas,enseio de vomito.e ,mal star com inicio de febre noturna.noinicio até achei que poderia ser uma possível entoxicação por conta do produto,porém depois de ver esta resposta e e fazer algumas pesquisas,percebi que foi um efeito negativo da cafeína por ser talvéz mais forte que a anterior que eu tomava.

  2. Alcicleide Maria Florêncio disse:

    Tomar as cápsulas de cafeína sem fazer execícios faz perde peso? .

  3. MARIA DO SOCORRO disse:

    Tomar as cápsulas de cafeína sem fazer execícios faz perde peso?

  4. BEATRIZ SOUZA disse:

    O PROFESSOR DA ACADEMIA ME INDICOU O TERMOGÊNICO SPAKE E QUERIA SABER MAIS SOBRE ELE. SERÁ QUE FAZ MAL?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *