Causas de Fadiga Muscular

U Calila Galvão    t 11 de novembro de 2013


A fadiga é entendida como aquele momento de exaustão muscular por causa de um esforço extremo exigido pelo músculo. Seja na academia levantando pesos ou uma corrida de 400 metros de alta intensidade como numa maratona, a fadiga muscular ocorre em segundos e é nesse momento que das fibras musculares começam a se lesionar.

fadiga 1

Com a lesão inicia-se a reparação muscular e começa a hipertrofia tão almejada por todos os praticantes de musculação. É por isso que muitos treinos têm como objetivo final fadigar o músculo com o único propósito de lesioná-lo. Vamos entender um pouco mais sobre a fadiga, como ela funciona e porque ela acontece.

Suposições

Muitos estudos são realizados com o objetivo de entender o que causa a fadiga muscular. Ela não tão simples como muitos pensam porque a fadiga não se origina apenas pela falta de energia no organismo. Outros fatores como o acúmulo de subprodutos metabólicos, o sistema nervoso e falha no mecanismo de contratilidade das fibras musculares interferem na potência que o músculo pode gerar frente a determinado esforço.

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Os sistemas energéticos

Como se comporta a energia durante o exercício? Primeiramente, vamos nos ater à creatina fosfato. Ela é utilizada quando ocorre a falta oxigênio para a formação de cadeias de ATP e é utilizada até o momento no qual o oxigênio aparece novamente para essa função. Segundo pesquisas, enquanto você está sentindo aquela sensação de “queimação muscular” no momento do exercício, suas reservas de creatina fosfato estão sendo utilizadas para o fornecimento de energia.

O problema que acontece é que a capacidade que o organismo tem de gerar ATP é seriamente reduzida. Assim, mesmo com pouca energia você ainda é capaz de gerar alguma força e isso acontece até o momento no qual a reserva de energia esgota de vez. Ou seja, durante a exaustão tanto a creatina fosfato quanto o ATP se esgotam.

fadiga 2

A solução para esse problema é conseguir equilibrar a taxa de esforço que você impõe aos músculos no momento do treino. Deve-se atingir um ritmo adequado de exercício para que as reservas tanto de ATP quanto de creatina fosfato não se esgotem de forma rápida. Para os que ainda não conseguiram atingir esse equilíbrio, a suplementação de creatina é recomendada.

Degradação de Glicogênio

A quantidade de ATP circulante depende da quantidade de glicogênio presente. Como sabemos, o glicogênio é uma transformação da glicose adquirida dos carboidratos. Ele é a principal fonte de formação do ATP durante os exercícios de alta intensidade como a musculação e a corrida de curta distância.

fadiga 3

Nesse tipo de corrida, o glicogênio pode ser consumido numa taxa de 35 a 40 vezes mais rápido do que numa caminhada. Em torno de 1 hora de caminhada, a quantidade de exercício pode cair para mais da metade da quantidade inicial. Por isso é fácil perceber que quando está ocorrendo a sensação de fadiga é o mesmo momento onde as quantidades de glicogênio estão próximas do fim.

A partir dessa leitura podemos perceber a importância de uma alimentação rica em carboidratos para gerar energia muscular. Sem esse nutriente é impossível realizar qualquer tipo de exercício físico com qualidade. Procure ingerir os carboidratos complexos que impendem a formação do pico de insulina e consequente transformação de carboidrato em reservas lipídicas.


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