Para começar a treinar na academia, você precisa seguir alguns critérios importantes para manter seus treinos em dia, com qualidade e, claro, extrair os melhores resultados possíveis. Porém, estes critérios nem sempre são respeitados pela grande parte das pessoas. O que faz com que os treinamentos seja nivelados por baixo, com objetivos errados e pouca (ou quase nenhuma) segurança.
No entanto, sempre que nos deparamos com dezenas de coisas para fazer antes de poder colocar a mão na massa em algum projeto, tendemos a desanimar ou desmotivar de forma muito instantânea. Mas, acredite: isto é normal. É do ser humano buscar sempre a sua posição mais confortável e a zona de conforto. Em algumas situações, isto é fundamental. Em outras, nem tanto.
E justamente por isso, no texto de hoje, vamos entender melhor quais são os passos iniciais para que você possa começar a treinar na academia de maneira consciente e inteligente.
Vamos lá?
Começar a treinar na academia – O que você precisa fazer antes de começar?
Iniciar os exercícios nem sempre é fácil. Muito menos quando não entendemos nada sobre o assunto ou mesmo não temos nenhum tipo de proximidade com academias ou centros de treinamento. É sempre muito difícil conquistar um espaço em um local totalmente desconhecido e fora do nosso domínio. Afinal, a nossa mente está sempre em busca de segurança e conforto físico e psicológico. E isto é normal.
Portanto, entender alguns passos iniciais para que você possa começar a treinar na academia de maneira segura e inteligente será fundamental. Mas, e quais são estes critérios? É difícil? Será que você terá ainda mais trabalho para poder sair do sedentarismo?
A verdade é que tudo faz parte de um plano maior. Ou seja, de nada adianta você começar a correr, nadar ou malhar de um dia para o outro e, em seguida, ter uma lesão que o afastará por meses da atividade, não é mesmo? Este é um dos objetivos dos critérios aqui listados, que são os seguintes:
- Uma consulta médica será essencial – Você precisa entender o seu corpo;
- Alimentação para treinar melhor – A importância de um acompanhamento nutricional;
- Academia perto de casa – É melhor ou pior?;
- Defina o seu objetivo de treinos – Não queira abraçar o mundo logo no início;
Falaremos sobre cada um dos tópicos a partir de agora. Acompanhe.
Uma consulta médica será essencial – Você precisa entender o seu corpo
Para começar qualquer tipo de projeto, sempre precisamos avaliar os fundamentos e pilares que irão sustentar aquilo para o médio e longo prazo. É assim com uma trilha de aprendizado, com a construção de uma empresa e, claro, com o seu início na academia. Ou seja, você não poderá simplesmente sair fazendo o que bem entender, de forma aleatória e alternativa. É preciso entender o seu corpo.
E para entender o seu corpo, nada melhor do que uma consulta médica voltada para uma avaliação física, não é mesmo? Ou seja, será importantíssimo que você tenha um aval clínico de como anda o seu coração, a sua circulação sanguínea, a sua estrutura óssea e os seus músculos.
Imagine que qualquer tipo de exercício físico, vai tirar você da sua zona de conforto. Ou seja, fará seu corpo fazer muito mais força do que o habitual. E isto, claro, trará consequências no curto, médio e longo prazo. Estas consequências podem ser boas ou ruins. Tudo vai depender de como serão os seus fundamentos para treinar de maneira mais segura.
Alimentação para treinar melhor – A importância de um acompanhamento nutricional
Seja uma alimentação orgânica, vegana, a base de proteínas ou vegetariana, saiba que você precisará de um acompanhamento nutricional profissional para que, desta forma, possa oferecer o que o seu corpo precisa antes, durante e depois do treino.
Se você pretende começar a treinar na academia, saiba que o seu corpo precisará acompanhar a sua evolução. Ou seja, se você busca ganhar massa muscular mas não ingere a quantidade certa de proteínas, pode ser que nunca chegue no seu objetivo. Ou, se você está buscando emagrecer com saúde mas não possui um equilíbrio de carboidratos, pode ser que também não conseguirá chegar ao objetivo.
Porém, mais importante do que se alimentar direito, é se alimentar direito de acordo com o seu corpo. Ou seja, fazer uma dieta radical ou assumir qualquer tipo de plano alimentar que você encontra na internet, poderá ser muito negativo. E, claro, você só tem a perder com isso.
Portanto, não hesite: se começar a treinar na academia, procure um profissional de nutrição para elaborar um cardápio.
Academia perto de casa – É melhor ou pior?
Outro ponto que você precisa considerar na hora de começar a fazer academia, é: onde será o seu centro de treinamentos? Saiba que o fator “distância” vai influenciar diretamente na sua adesão ou não aos treinos. Principalmente no início da sua jornada.
Então, nossa dica é: busque uma academia que seja perto da sua casa ou que você não tenha que fazer um grande esforço para poder ir aos treinos. Pense que no primeiro dia que a preguiça bater (e ela vai bater!), você não pode ter ainda mais empecilhos que fazem sua mente entender que vale mais a pena ficar em casa.
Tire da frente o máximo de obstáculos que você puder. Isto fará com que você treine com muito mais foco e terá muito menos chances de desistir da academia. A escolha da academia precisa ser simples, prática e de uma maneira que você tenha fácil acesso. Lembre-se sempre disso, ok?
Defina o seu objetivo de treinos – Não queira abraçar o mundo logo no início
Objetivos. Esta é uma palavra extremamente poderosa e que deverá fazer parte da sua jornada de treinos, a partir do primeiro dia que você pisar na academia. Afinal, é somente isto que poderá guiar todo o processo de treinos, saúde e bem-estar. Sem objetivos, você estará treinando de maneira aleatória e sem propósito. E este é o caminho para a desistência precoce.
Mas, o que é um bom objetivo para a academia? Isto dependerá de uma série de fatores. Afinal, você precisa saber o motivo de estar começando um projeto, não é mesmo? Uma dica poderosa para que os objetivos funcionem da forma certa para você, é: não queira abraçar o mundo. Não queira colocar objetivos completamente fora do seu alcance.
Se você começar a treinar hoje e daqui a um mês quiser ter o corpo totalmente definido, isto pode ser um erro. Afinal, será muito difícil de conseguir chegar “lá”. E, se eventualmente você não conseguir, poderá erroneamente achar que você fracassou. Quando na verdade, apenas não ajustou o seus objetivos da forma certa.
Motivação para continuar treinando – Como se manter motivado?
Começar a treinar na academia pode ser um desafio para muitas pessoas. Seja por timidez, falta de motivação ou mesmo por desconhecimento da necessidade deste processo. E justamente por isso, quando aquele ânimo que você tinha antes sumir, é preciso saber o que fazer. Ou, saber o que fazer para continuar motivado de uma maneira saudável.
Entenda melhor com os tópicos abaixo.
- Entenda a importância do longo prazo para os resultados;
- Comece por você – Não pelos outros;
- Supere pequenos objetivos para chegar ao maior de todos;
Falaremos sobre cada um dos tópicos. Continue lendo.
Entenda a importância do longo prazo para os resultados
Longo prazo. É isto que você precisa ter em mente quando iniciar seus treinos na academia. É fundamental entender que nada acontecerá da noite para o dia e, quanto antes você trouxer isto para a realidade, melhor será sua adesão e, consequentemente, seus resultados.
Entenda mais aqui: Por que exercícios moderados podem ser melhores a longo prazo?
Comece por você – Não pelos outros
Qualquer projeto que resolvemos tirar do papel precisa partir de um princípio muito básico: comece por você, não pelos outros. Ou seja, entenda o seu corpo e suas necessidades para elaborar um treino focado em você, e não no que está na moda ou é tendência do momento.
Supere pequenos objetivos para chegar ao maior de todos
E por fim, uma ótima maneira de continuar motivado e não parar de treinar, é: tenha objetivos pequenos, capazes de serem vencidos a cada treino. Ao invés de pensar em colocar o dobro de peso no supino até o fim do mês, pense em colocar mais um quilo até o fim da semana. Estas pequenas conquistas serão fundamentais para você entender que está, de fato, no caminho certo.
Bons treinos!