Como combater o “nó” muscular?

U Fabíola Cunha    t 21 de dezembro de 2016


Não está totalmente claro o que causa nós nos músculos, mas é sabido que os músculos não ficam literalmente torcidos e amarrados como um nó de cadarço.

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Especialistas acreditam que essas adesões musculares (também chamadas de trigger points miofasciais) são resultados de tensão repetitiva e sobreuso de uma área específica.

Os locais mais comuns para formação desses nódulos são o pescoço, ombros e costas. Contrair os músculos devido à ansiedade ou stress pode criar nódulos ou podem se desenvolver de uma lesão, má postura ou até mesmo longos períodos de inatividade.

Desfazendo o nó com massagem

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Um dos melhores meios de “desatar” um nó muscular é a boa e velha massagem. Se encontrar um massagista vai levar tempo, é possível agir de forma a aliviar o problema: é preciso por pressão sobre a área, de forma bem firme.

Uma bola de tênis pode ser usada para que a pessoa se deite sobre ela, colocando-a bem embaixo do ponto onde o nó está, por cerca de um minuto, respirando de forma lenta e profunda durante o período.

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Atualmente existe o foam roller, um rolo especialmente voltado para a auto-massagem. Ele também pode ser usado para essa massagem em pontos doloridos e especialmente sensíveis, mas é indicado para massagear mesmo quando não há um “problema”. Após a prática física diária, por exemplo.

Se a contração e o nó foram insistentes e a dor aumentar ao invés de diminuir, procure um médico. E veja aqui como prevenir lesões musculares!

Já sofreu ou sofre com nós musculares? Conte nos comentários como aliviar este problema!


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