Para aqueles que não sabem o que é esse exercício de nome doido é aquele agachamento na ponta dos pés com o apoio de uma das mãos. O Sissy Squat é inimiga de muitos educadores físicos e fisioterapeutas, pois, é um movimento muito difícil de ser feito da maneira e angulação correta. Isso acaba gerando uma série de lesões e principalmente desgaste no tendão do quadríceps com o passar do tempo.

Leia também o nosso artigo especial sobre o treino pirâmide.acad

Como executar o Sissy Squat de maneira correta

Nunca se esqueça de ter o apoio com uma das mãos em um lugar firme para não desequilibrar no final do movimento quando o centro de gravidade é jogado para frente. Mantenha a coluna reta e sem oscilações laterias o máximo que puder. Se possível faça o exercício com a lateral do corpo voltada para um espelho, assim, terá a certeza de que está executando-o de maneira correta.gym

Os principais músculos trabalhados nesse exercício são os que compõe o quadríceps femoral: reto femoral, vasto intermédio, vasto medial e vasto lateral. Os músculos da porção posterior da coxa, isquiotibiais, e os glúteos só entram em ativação para estabilizar o movimento já no final dele, quando é necessário “frear” a flexão dos joelhos. Esse exercício consegue ativar consideravelmente a musculatura do quadríceps, tornando-se um excelente exercício para hipertrofia.

Leia também: Veja qual a melhor marca de Whey Protein.

O mito do Sissy Squatagachamento

Como disse no início do artigo, um dos motivos desse exercício não ser realizado com muita frequência nas academias é pelo fato dele gerar atrito entre a patela e o tendão do quadríceps. Esse tendão fica bem a frente da patela e pela projeção anterior do joelho pode ocorrer o desgaste dele com o tempo. Mas poder acontecer não significa que vai acontecer.

Quem pode ou não fazer a técnica Sissy Squat?

O Sissy Squat ganhou fama nas academias através de fisioculturistas, ou seja, atletas que já estavam praticando musculação há muitos anos. Portanto, se você é um iniciante, esse exercício não é indicado já que é preciso muita estabilidade muscular. E isso se consegue fazendo muito fortalecimento da musculatura adjacente, algo que se consegue com o tempo.agachamento

Alguns cuidados básicos na hora de fazer o movimento é não realizá-lo de maneira brusca, descendo e subindo rapidamente. Isso só aumentará o desgaste do tendão trazendo lesões. O melhor é pedir a ajuda de um profissional para que ele possa avaliar o seu tipo físico e saber se você pode ou não fazer o agachamento na ponta dos pés e quando pode.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui