Esteira x Elíptico: qual é o melhor?

U Marcos A.    t 6 de abril de 2015


Apesar de muitos sabotarem os exercícios dentro de casa, algumas pessoas ainda preferem ter a facilidade de poder fazer atividades físicas a qualquer momento e no conforto de casa. Assim, pode bater aquela dúvida: comprar esteira ou elíptico? Não existe um aparelho que seja melhor do que o outro e sim um que se adapta melhor a você.

Confira também nosso artigo sobre caminhar na rua ou na esteira.

Melhorar o condicionamento físico

Esteira x Elíptico: qual é o melhor?

Para esse objetivo, tanto a esteira quanto o elíptico conseguem oferecer bom desempenho. Na esteira você pode começar com uma caminhada leve e aumentando a velocidade aos poucos, sempre respeitando o seu ritmo. No elíptico existe uma gradação de resistência que, nos aparelhos mais básicos, vai de 1 a 7.

Impacto articular

Esteira x Elíptico: qual é o melhor?

 

Certamente, muitos já devem imaginar que o elíptico tem um ponto a mais do que a esteira quando o assunto é a saúde das articulações. Isso porque não é necessário retirar os pés do apoio neste aparelho, porém os riscos podem ser minimizados com uma caminhada leve na esteira.

Recrutamento muscular

Esteira x Elíptico: qual é o melhor?

 

Tanto o elíptico quando a esteiram trabalham um grupo muscular extenso: posterior da coxa, glúteos, quadríceps e panturrilha. Também consegue recrutar dos eretores da espinha (também chamados de multífidos), sacroiliolombar e braços. Porém, o elíptico consegue atuar de maneira mais intensa nos músculos dos membros inferiores.

Gastando calorias

Esteira x Elíptico: qual é o melhor?

Um das coisas que todos querem, seja com a esteira ou com o elíptico, é perder algumas gordurinhas a mais. Considerando diversos fatores como metabolismo, idade, peso, sexo, entre outros, é possível levar um valor médio em consideração. Enquanto 1 hora de esteira gasta de 300 a 500 kcal, o elíptico consegue consumir entre 400 a 500 kcal.

Como variar o treino

Esteira x Elíptico: qual é o melhor?

A esteira oferece muito mais variações de exercícios se comparado ao elíptico. Há diversos tipos de inclinações, podendo ser subidas ou descidas, variações de velocidade oferecendo a opção de uma corrida intervalada. O elíptico não consegue ser tão versátil, mas também pode variar a intensidade e alguns programas.

O que escolher se você está acima do peso

Esteira x Elíptico: qual é o melhor?

Neste caso, o elíptico é muito mais seguro por causa do impacto das articulações, principalmente joelhos e tornozelos. O ideal é que o treino seja iniciado numa intensidade baixa porque mesmo nesse aparelho, o peso do corpo pode ser excessivo para as articulações.

Contraindicações

Você pode se perguntar como algum tipo de exercício físico poderia ser contraindicado. Quem tem labirintite deve ficar longe da esteira pois a frequência de tonturas e vertigem trona-se maior. Já o elíptico só é contraindicado para quem sérios problemas nos joelhos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *