Os benefícios do Treinamento Suspenso

U Marcos A.    t 19 de dezembro de 2013


Fazer exercícios é sempre uma boa pedida, não importa qual o tipo contanto que ela melhore a sua saúde e o seu bem estar. Existem vários tipos de se exercitar e o treinamento suspenso é uma modalidade recente no Brasil e que está fazendo a cabeça de muitas beldades como Juliana Paes. Conheça um pouco mais sobre o assunto e faça a sua melhor escolha.

Veja também nosso artigo sobre os principais tipos de treinos.

Treinamento Suspenso

O que é Treinamento suspenso?

Essa nova forma de treinamento que combina equilíbrio e coordenação motora foi criada pelo militar Randy Hetrick para as Forças Especiais da Marinha dos Estados Unidos. Esse tipo de treino foi criado com o objetivo de treinar os militares em ambientes restritos como submarinos. Para tanto era necessária uma tecnologia esportiva que ocupasse pouco espaço e pude ser versátil de forma a atender todas as necessidades, podendo modificar a quantidade de resistência que será aplicada.

Treinamento Suspenso

Esse sistema consegue usar o peso do próprio corpo a nosso favor, usando apenas a força da gravidade e a resistência das fitas, que podem ser reguladas por uma fivela. A angulação na qual cada articulação é posicionada para a prática do exercício também é uma das maneiras de modificar o treino e focar em músculos específicos. O nível de dificuldade dos exercícios pode ser variado permitindo que tanto atletas profissionais como iniciantes possam praticá-lo.

Benefícios do treinamento suspenso

Para tanto surgiu o treinamento suspenso com um sistema de fitas elásticas que podem ser fixadas em qualquer local onde podem ser trabalhados exercícios de resistência, força, flexibilidade e estabilidade corporal. Além de todos esses benefícios, o treinamento suspenso também pode ser utilizado na reabilitação de patologias ortopédicas de neurológicas. Além dessas, veja outros benefícios que são adquiridos com esse tipo de exercício:

Treinamento Suspenso

  • Melhora na postura;
  • Redução na incidência de lesões;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Tonifica os músculos;
  • Definição muscular;

Existem contraindicações?

Não há nenhuma contraindicação para a prática desse tipo de treino, exceto para algumas pessoas em específico para as quais esse não seria o melhor tipo de exercício para o seu objetivo. Por exemplo, quem deseja ganhar massa muscular através da hipertrofia muscular, o treinamento funcional não vai funcionar já que é indicado para treinos de fortalecimento. O mais importante é realizar os exercícios com a orientação médica e a assistência de um profissional bem qualificado como um fisioterapeuta ou um educador físico. O mais importante é não ficar parado e cuidar muito bem da saúde do corpo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *