Conheça os Efeitos dos Anabolizantes

U Marcos A.    t 18 de fevereiro de 2014


Antes de iniciar este artigo gostaríamos de deixar claro que somos totalmente contra o uso de anabolizantes e não apoiamos esta prática. O intuito deste artigo é alertar você sobre os males que os anabolizantes podem causar a sua saúde.

É da natureza do ser humano querer tudo de forma rápida e fácil, mas esse desejo de querer tudo o mais breve possível pode ter consequências bastante prejudiciais. Mesma com tantas propagandas e tantos casos de mortes, amputações e outros sérios problemas de saúde causados por anabolizantes, as pessoas insistem em usá-los. Será mesmo que para ter o corpo perfeito vale a pena correr qualquer risco? Você está disposto a pagar qualquer preço? 

Os Efeitos dos Anabolizantes

O que são os Anabolizantes?

Os esteroides androgênicos anabólicos ou, simplesmente anabolizantes, são um tipo de hormônio que podem ser naturais ou fabricados em laboratório e que possuem o objetivo de promover o crescimento da célula, principalmente de tecidos como o muscular e o ósseo. Normalmente, possuem como base o principalmente hormônio masculino, também conhecido como testosterona e são administrados pela via oral ou através de injeções.

Os Efeitos dos Anabolizantes

Os anabolizantes agem ampliando o desenvolvimento celular, construindo moléculas maiores a partir de outras de tamanho menor. Eles não são apenas os vilões como muitos pensam. Na verdade, o uso dessas substâncias foi, inicialmente, planejado para realizar o tratamento de diversas doenças que vão desde coisas simples como aumentar a apetite, estimular o crescimento do tecido ósseo até problemas mais sérios como o câncer e a AIDS.

Efeitos colaterais dos Anabolizantes

Usado de maneira correta e sob orientação médica, os anabolizantes não costumam causar nenhum problema para a saúde de quem os utilizam. Entre os principais efeitos é possível encontrar o aumento dos níveis de LDL e redução do HDL, pressão arterial elevada, a acne se manifesta com maior intensidade e até alterações físicas no ventrículo esquerdo do coração. Outras manifestações mais graves podem se pronunciar como a morte do tecido no qual a substância foi injetada, causando necrose e até perda do membro afetado.

Os Efeitos dos Anabolizantes

Os maiores usuários dessas substâncias são adolescentes e jovens do sexo masculino. Há um grande preconceito contra os garotos que não possuem um parte físico “adequado” aos padrões estéticos que se implementou no Brasil e em diversas partes do mundo. A figura do jovem bonito, alto, de tórax largo, braços fortes e de músculos completamente definidos é possível ser vista até em desenhos animados. Por essa razão, a quantidade de homens que sofrem os efeitos colaterais dos anabolizantes é muito maior do que a de mulheres.

Os problemas mais encontrados neles após o uso excessivo de anabolizantes são a ginecomastia que é o aumento do volume das mamas causado pela presença do hormônio estrogênio dentro da substância e da transformação de testosterona em estrogênio. Outro grave efeito que pode ser visualizado é a atrofia testicular onde há uma redução do tamanho dos testículos por causa da completa inibição da formação de espermatozoides. Este último efeito pode ser revertido quando o uso da substância é suspenso.

Os Efeitos dos Anabolizantes

Já para as mulheres, as mudanças corporais são bem evidentes. Ocorre uma masculinização das características femininas: a voz fica mais grave e grossa, mais pelos no corpo começam a aparecer, o ciclo menstrual é interrompido com maior frequência e ocorre também uma hipertrofia clitoreana que é o aumento do tamanho do clitóris. A mulher começa a ficar com traços masculinos como o rosto mais quadrado e ombros largos perdendo as curvas naturais do corpo feminino.

Anabolizantes e o câncer

Há uma relação muito íntima entre o câncer e os anabolizantes. Estes, conseguem acelerar o metabolismo e, consequentemente, conseguem aumentar exponencialmente a quantidade de replicações celulares. Quem toma anabolizantes não tem como saber se já possui alguma chance de ter um câncer no futuro, já que os fatores ambientais podem tornar o ambiente extremamente propício para que a doença venha a tona. A substância pode acelerar a formação de um tumor que talvez nunca se formasse ou então consegue aumentar rapidamente um que já exista.

Os Efeitos dos Anabolizantes

Foi exatamente isso o que aconteceu com a vencedora da 12ª edição do BBB, Maria Melilo. Ela afirmou que, durante 7 anos, tomou anabolizantes e é claro, a consequência desse ato acabou chegando: ela desenvolveu o câncer no fígado e teve que fazer uma cirurgia na qual foi obrigada a retirar 70% do órgão. Ela fala também dos demais efeitos colaterais que sofreu por conta do uso da substância como queda de cabelo, alterações no ciclo menstrual e a sua voz ficou mais grossa.

Arnold Schwarzenegger

A saúde é o maior bem que podemos ter. O capitalismo e a indústria da moda e da TV está sempre nos mostrando que o que temos não é o suficiente e que o correto é ter um corpo exatamente como o daquela modelo ou como o do tal ator famoso. Não permita que todo esse arsenal montado para convencer o público lhe engane. O mais importante é estar com a saúde sempre em dias comendo de maneira adequada e se exercitando com frequência.


Uma resposta para “Conheça os Efeitos dos Anabolizantes”

  1. fabricio do carmo oliveira disse:

    Todos kara de academia gostao de …uma coisa errada,,assim vomos para o lado mais fasio…AS BOMb….temos que ser gerasao saude…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *