Pilates: Conheça seus princípios e benefícios

U Milena Costa    t 9 de janeiro de 2018


Muitas pessoas já ouviram falar no Pilates, mas acabam não sabendo exatamente o que isso é ou como esse tipo de exercício funciona. Nesse artigo você conseguirá tirar várias dúvidas sobre o Pilates.

Vai aprender qual o objetivo do Pilates, seus benefícios e como esses exercícios podem ser ideais para você. É ótimo que se tire essa ideia de que Pilates é um exercício exclusivamente para mulheres. Afinal, são muitos os benefícios que ele traz.

Pilates

O que é Pilates

O principal objetivo do Pilates é unir corpo e mente, não é um tipo de exercício que se pratique seguindo uma formula pronta. Afinal o objetivo é adequar os exercícios as necessidades de cada aluno.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 exercícios que queimam mais calorias que a corrida

A criação do Pilates aconteceu no início do século XX, mas o conceito de Contrologia e todo o universo que engloba esses exercícios, levou mais tempo para ser desenvolvido. O objetivo é que o indivíduo alcance controle completo sob seu corpo e mente por meio dos exercícios do Pilates.

Pilates

Contrologia

O resultado da Contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.  Alcançando controle completo sob seu corpo. As bases em fundamentos anatômicos e fisiológicos da contrologia são as seguintes:

  • Concentração – total concentração no movimento para alcançar maior eficácia
  • Controle – total controle do movimento para aprimorar a coordenação motora
  • Precisão – fundamental para boa execução do movimento, controlando o equilíbrio entre os músculos.
  • Centro – conhecido como power house, é o maior foco desses exercícios, tem objetivo de fortalecer a musculatura e estabilização do tronco.
  • Respiração – a respiração deve sempre estar sincronizada com a realização dos movimentos.
  • Fluidez – esse princípio visa a leveza dos movimentos para evitar impacto no início ou fim dos exercícios.

Benefícios estéticos

Pilates


Estética e fisicamente essa prática faz bem a resistência física, pois trabalham vários músculos do corpo ao mesmo tempo. Tais exercícios também tonificam a musculatura do corpo, pelo fortalecimento físico e por trabalhar todos os músculos do corpo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre exercício físico no calor e saiba se é prejudicial

O Pilates proporciona um corpo mais sarado e durinho. Além de proporcionar aumento na flexibilidade corporal, trazendo benefícios a postura e autoestima, além de melhor qualidade de vida, em áreas como o sexo e até mais disposição em atividades diárias.

Essa rotina de exercícios também promove controle do peso. Quem quer emagrecer pode se jogar nesses exercícios, encontre um bom instrutor, uma o Pilates a uma boa reeducação alimentar e você alcançará o corpo que deseja e muito bem-estar.

Benefícios para a saúde

Pilates

Como já foi dito, o Pilates ajuda na correção de problemas posturais. O que traz inúmeros benefícios a saúde e bem-estar. Tais exercícios também promovem menor atrito nas articulações, diminuindo o risco de problemas na lubrificação das juntas do corpo.

Além de tudo isso, você aprende a respirar. Pode parecer piada, afinal respiramos automaticamente. Mas o que acontece é que muita gente não sabe a forma correta de respirar, e isso pode trazer prejuízos ao Pilates. Se você tem problemas respiratórios o Pilates é muito indicado.

O Pilates também promove mais disposição no dia a dia e relaxamento, sendo muito indicado para quem sofre de problemas de estresse. Atualmente esse é um dos problemas mais comuns das pessoas.

Gestantes e Idosos

Pilates


Gestantes e Idosos podem sim praticar essa atividade física. Inclusive é muito indicado para os dois casos, já foi comprovado que esses exercícios promovem um parto saudável. E eles também ajudam com problemas ósseos, além de trabalhar a auto estima do idoso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 erros comuns no crossfit

Se você se encaixa nesses casos pode se jogar no Pilates, só não esqueça de procurar um bom instrutor que ajuste os exercícios para as suas necessidades. Assim como deve ser para qualquer aluno de Pilates.

Pilates para Homens

Pilates

Existe um preconceito muito grande entre muitos homens, que acreditam que o Pilates tem foco no público feminino. Acontece que esses exercícios, por ajudarem no fortalecimento da musculatura, são ótimos para os homens que buscam músculos definidos.

Não significa que você deve largar a musculação, mas alternar esses exercícios e a musculação, aliados a uma boa alimentação. Com certeza vai te ajudar a alcançar o sonhado “tanquinho” e vai ajudar a fortalecer e tonificar seus músculos. Te ajudando a melhorar o desempenho em outras atividades físicas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *