Início Musculação e Treinos Colchonete de Academia – Qual a importância de usar? Quais os melhores?

Colchonete de Academia – Qual a importância de usar? Quais os melhores?

Um bom colchonete de academia é aquele que serve para uma série de situações e que, ao mesmo tempo, não é simplório. Ou seja, é um modelo capaz de superar o peso do nosso corpo mas, ao mesmo tempo, entregar flexibilidade para o treino.

Por mais que pareça um assunto básico, é fundamental considerar alguns aspectos antes mesmo de comprar qualquer modelo de colchonete. Afinal, existem inúmeros e cada um serve para uma atividade.

No texto de hoje, vamos entender um pouco mais como um bom colchonete de academia pode ser útil no seu dia a dia, principalmente se você treina em casa ou busca atividades individuais sem ser em uma academia.

Saiba que é importantíssimo cuidar do seu corpo e da sua performance no treino e, para isso, alguns objetos são necessários. Entenda mais sobre a importância do colchonete e como escolher um ótimo modelo!

colchonete de academia
Mulher treinando em colchonete – Foto: Freepik

Colchonete de Academia – Qual a importância de usar?

Como você sabe, usar um colchonete de academia é fundamental para treinos no chão ou para suporte de algum tipo de atividade em ambientes mais rústicos. O colchonete é uma excelente alternativa para quem não abre mão do conforto e para quem se preocupa também com o bem-estar do corpo na hora de “pegar pesado” em uma série de treinos.

É claro que diversos tipos de atividades podem ser feitos sem o uso do colchonete. Mas ele é um importante estímulo. E vamos entender o motivo logo mais.

Ao mesmo tempo que um bom colchonete pode ajudar o seu treino e seu corpo, é importante também saber qual o melhor modelo para a compra. Saiba que não é qualquer modelo indicado para qualquer atividade.

Existem colchonetes de espuma, de tatame de EVA e até mesmo somente de tecido. Escolher o modelo errado pode ser danoso para o seu corpo. Veja alguns benefícios de escolher o certo:

  1. Conforto na hora de praticar os exercícios;
  2. Apoio correto do corpo para não provocar lesões;
  3. Flexibilidade – Você pode treinar onde quiser;
  4. Mais rendimento no treino;

Falaremos especificamente de cada um dos tópicos a partir de agora para que você possa compreender detalhadamente cada uma das situações. Vamos lá?

colchonete de academia
Desenrolando colchonete para treinar – Foto: Freepik

Conforto na hora de praticar os exercícios

O conforto na hora de praticar os treinamentos, para muita gente, é desnecessário. Há quem ache que o treino não precisa de “detalhes” como o uso de um colchonete. Mas a verdade é que o colchonete não é apenas um mero detalhe ou bônus. O colchonete de academia é um produto essencial para quem busca treinar de forma mais prudente e focada em resultados.

Para entender o motivo disso, precisamos entender como nosso cérebro funciona. Basicamente, quando sentimos desconforto, nosso cérebro quer parar o que estivermos fazendo. Acontece com qualquer atividade física: se há desconforto, nosso cérebro entende que aquilo não é tão bom.

Porém, treinos são, na maioria das vezes, desconfortáveis propositalmente. E quando pudermos aplicar o mínimo de conforto para aprimorar o treino, melhor. Quanto mais confortável nos sentirmos, mais podemos focar em aumentar cargas, ritmos e capacidades.

Veja aqui como aumentar a resistência do seu corpo.

Apoio correto do corpo para não provocar lesões

Evitar lesões em um bom treino é fundamental. Porém, como fazer isso? O primeiro passo, obviamente, é contar com um profissional de educação física para que ele possa desenhar um treino adequado para seu corpo.

O segundo passo, então, é ter os equipamentos corretos, nas posições corretas e com os pesos corretos. E o colchonete de academia, neste caso, se enquadra em ser um “equipamento correto”.

O apoio para evitar lesões de esforço ou mesmo musculares é fundamental. Quando o corpo faz força, ele precisa de ergonomia para não haver distensões ou para um correto posicionamento da coluna. Isto é fundamental para que o treino, de fato, traga saúde e não o contrário.

Saiba como evitar lesões no treino na academia ou fora dela.

colchonete de academia
Mulher treinando em colchonete – Foto: Freepik

Flexibilidade – Você pode treinar onde quiser

Um bom colchonete de academia pode proporcionar flexibilidade para quem o utiliza para treinar. Afinal, com ele, o treino pode ser feito em diversos lugares da casa e até mesmo, fora dela.

Então, se você acordar em uma bela manhã de sol e resolver treinar no quintal, com o colchonete isto é plenamente possível, uma vez que você poderá estendê-lo na grama e até mesmo na brita e, então, treinar.

Mais rendimento no treino

Quem não quer ter mais rendimento no treino, não é mesmo? Pois bem, com um bom colchonete de academia, isto é plenamente possível. Afinal, conforme já explicamos anteriormente, o nosso corpo tende a reagir negativamente a situações de incômodo.

E um colchonete, no caso, pode proporcionar este tão esperado rendimento. Quando você você pararia o treino com 3 séries, com o colchonete, talvez poderá alongar mais, pois o desconforto poderá demorar mais a vir.

Veja aqui a importância de treinar de tênis e como isso pode fazer você também render mais.

colchonete de academia
Mulher treinando em colchonete – Foto: Freepik

Como escolher o melhor colchonete?

E como fazer para escolher um bom colchonete? Existem muitas variáveis que precisam ser consideradas. Escolher qualquer colchonete pode não ser uma boa ideia, uma vez que ele precisa ser destinado para sua atividade em questão. Colchonetes muito frágeis ou muito rígidos podem ter suas limitações. Vejamos alguns critérios para a escolha.

A densidade é o principal critério de escolha

A densidade é o primeiro critério para escolher um bom colchonete de academia. Quanto mais denso, mais ele poderá ser confortável para o seu treino. A densidade é considerada a quantidade de espuma que o colchonete vai ter. Mas a espuma também precisa ser destinada a este tipo de função: ela não pode ser nem macia demais, nem dura demais.

Escolha um modelo ideal para seu tipo de treino

Escolher o colchonete de acordo com seu treino é fundamental. Práticas de abdominais são diferentes de práticas de yoga, por exemplo. Cada atividade vai requerer um tipo de colchonete e um tipo específico de densidade, conforme mencionamos anteriormente.

Modelos impermeáveis possuem maior durabilidade

E por fim, escolha um modelo que seja impermeável. Isto não só prolonga a vida útil do colchonete, mas também, deixa ele muito mais higiênico. Torna-se simples de limpar e eliminar bactérias do suor, uma vez que você poderá passar um pano úmido sem danificar a espuma.

Quanto mais atributos positivos o seu colchonete tiver, mais ele poderá ter vida longa e maior será a rentabilidade do seu treino. Lembre-se sempre que o barato pode sair caro em diversos aspectos, ok?

Bons treinos!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui