Como perder gordura localizada de forma saudável

U Milena Costa    t 7 de março de 2018


Muitas pessoas não chegam a ser gordas, mas querem perder gordura localizada que se acumula em algumas áreas. Isso é muito comum e gordura localizada aparece em muita gente.

Se você quer trabalhar exclusivamente para perder gordura localizada. Esse artigo vai te ajudar a entender como funciona todo o processo e o que você pode fazer para perder a gordura que está te incomodando.

perder barriga

 

Armazenamento de gordura

Você se pergunta como uma pessoa que come mais tem menos gordura do que pessoas que comem menos. Acontece que as pessoas armazenam gordura de formas diferentes. Então não adianta ficar se comparando.

O armazenamento de gordura varia de acordo com vários fatores, como sexo, hormônios e genética. Também existem biótipos diferentes, por isso é importante ter em mente que seu corpo pode não alcançar a forma que você deseja por você ter um biótipo diferente.

Gordura Corporal

Por isso há quem armazene mais gordura nas coxas enquanto outros armazenem mais gordura nos braços ou abdômen. Vai depender de cada corpo. Portanto não se compare.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre praticar exercícios físicos mesmo sem academia

Como funciona a queima de gordura

Não adianta querer perder gordura só e exclusivamente de uma região, a queima de gordura não é localizada, ela é sistêmica. O que significa que ao se exercitar, seu corpo vai retirar gordura de onde ele quiser para gastar como energia durante a atividade.

ao mesmo tempo

Ou seja, não fique paranoico com a gordura localizada. Trabalhe para reduzir o percentual de gordura total e tonifique as áreas que sentir vontade. Com o tempo sua gordura como um todo vai reduzir e você pode trabalhar para crescer os músculos que quiser.

Lembre-se que cada corpo funciona de forma diferente e tem seu biótipo. Portanto por mais que você queime calorias e se exercite, um corpo endomorfo jamais funcionará como um ectomorfo, por exemplo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre exercícios fáceis para fazer em casa sem aparelhos

Alimentação

Alimentos que prejudicam

70% do processo de emagrecimento é de responsabilidade da alimentação. Portanto não vai adiantar ir à academia todos os dias e malhar pesado se você se recusa a mudar sua alimentação. Você só alcançará bons resultados e vai perder gordura localizada mudando hábitos alimentares.

Evitar ao máximo os açúcares é o primeiro passo. Corte refrigerantes, sucos industrializados, doces frequentes e reduza o máximo que puder até o açúcar do cafezinho.  Você pode trocar por mel, por exemplo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 10 dicas para começar sua reeducação alimentar

Reduza comidas gordurosas, álcool, frituras, comidas processadas. Tudo aquilo que muita gente sabe que faz mal, mas adora. E inclua na sua alimentação saladas, carnes brancas, frutas, alimentos integrais, ovos e muita água.

Exercícios para perder gordura

exercícios fáceis

Exercícios aeróbicos são ótimos para perder gordura. Corrida, pular corda, bike, yoga e pilates. Todos são ótimos exercícios. Esportes como lutas marciais e futebol também são ótimos. Incluir treinos de musculação alternados com treinos aeróbicos é ótimo para queimar calorias.

Exercícios de explosão são ótimos para perder gordura. Muitas vezes você consegue queimar mais calorias em uma intensa aula de dança do que em uma hora fazendo diversos exercícios. Procure o que funciona melhor para você e mãos a obra.

Exercícios localizados

Exercícios como prancha, agachamento e abdominais são mais localizados e podem ajudar a perder gordura localizada enquanto tonificam a região.  Quem quer perder gordura localizada das coxas deve fazer agachamento.

perder gordura

Para perder gordura localizada na parte interna das coxas e bumbum, e ainda fortalecer essas áreas, o agachamento sumô é muito indicado. Basta fazer o tradicional agachamento com a diferença que as pernas devem estar bem abertas parecendo com o esporte japonês que dá nome ao exercício.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre benefícios e como fazer abdominais hipopressivos

Outra área que costuma ter gordura localizada é o abdômen. A prancha trabalha muito bem o abdômen como também a coxa e os glúteos. Os abdominais, tanto tradicionais como os hipopressivos também ajudam a reduzir gordura e tonificar a região.


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