Grande parte das pessoas costumam ter o seu período de férias entre o final e o início do ano, especialmente aqueles que têm filhos. É uma época em que muitos viajam não só por estarem de férias mas também por causa da virada de ano e do clima, excelente para visitar o litoral.

Saiba como continuar treinando durante as férias.

Porém, muitos se esquecem de cuidar da saúde nesse período e passam longos dias sem fazer nenhum tipo de exercício físico. Por isso o cuidado na hora de voltar à rotina deve ser redobrado para evitar qualquer lesão. O seu corpo precisa se readaptar ao ritmo de antes.

Como voltar a malhar depois das férias

Por onde começar?

Pela lógica, o ideal nesse momento de retorno é reduzir a carga. Eu sei que muita gente acabou de torcer o nariz para essa frase, mas como você quer que o seu corpo aguente a mesma carga de antes depois de passar dias sem praticar ao menos uma caminhada? Você pode causar um impacto negativo no corpo e passar dias sem poder ir a academia por conta das lesões musculares obtidas.

Uma regra geral é reduzir cerca de 20% da intensidade dos treinos. Por exemplo, se você faz agachamento com 10 kg, a redução da carga será para 8 kg. Caso você não queira reduzir a carga pode diminuir as séries ou a quantidade de repetições sempre baseado no cálculo de 20% do valor anterior.

Mas como disse isso é uma maneira generalizada de ver as coisas. Cada organismo é único e você pode simplesmente não precisar dessa redução ou diminuir ainda mais do que isso. Observe como o seu corpo responde depois de um dia de treino. Se você perceber que pode avançar, faça isso gradualmente até chegar no ponto exato.

Treinamento aeróbico

Se o seu exercício diário era a corrida e você ficou completamente parado por 10 dias, então a redução do seu desempenho será em torno de 10%. Para voltar à vida de corredor você pode começar reduzindo o tempo de exercício ou mesmo a intensidade com que ele é realizado. Fazer essa medida em km/h é uma ótima opção já que hoje há diversos aplicativos que fazem esse cálculo por você.

Outro bom marcador de intensidade e que serve para qualquer tipo de exercício aeróbico é o batimento cardíaco. Se você já utilizada um monitor de batimentos cardíacos para controlar o ritmo dos seus exercícios será bem mais fácil para retornar a rotina depois das férias. Você pode pedir a ajuda de um profissional para ajustar o seu ritmo.

Leia também: Fazer aeróbico antes ou depois da musculação.

Como voltar a malhar depois das férias

Outros fatores a considerar

Apenas o tempo que você ficou parado não suficiente para determinar o seu ritmo inicial de retorno às atividades físicas. A forma como você se alimentou durante esse período, a ingestão de bebida alcoólica, o uso de cigarros, noites mal dormidas e o ganho ou perda de peso interferem significativamente no seu desempenho.

O ideal é que você faça uma nova avaliação com um personal e com um nutricionista. Esses dois profissionais poderão te ajudar a encontrar uma meta em determinado espaço de tempo. Dessa forma, os resultados serão rápidos e você retomará o mesmo ritmo de antes sem problemas.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui