Exercícios Físicos para a Terceira Idade

0

Fazer exercícios e manter uma alimentação saudável é o casamento ideal para qualquer pessoa, mas em especial, os idosos devem manter-se sempre na ativa e a prática de atividades físicas é essencialmente importante. Depois dos 30 anos, o nosso metabolismo começa a cair e fica cada vez mais difícil perder os quilos a mais, depois nos 60 nem se fala! Pessoas com mais de 60 anos começam a perder a agilidade que tinham antes, fazer pequenas coisas como apanhar um objeto no chão se torna muito complicado e a tendência é que as articulações fiquem cada vez mais rígidas. 

ids

Benefícios dos Exercícios Físicos

É exatamente por todos esses fatores que os exercícios são tão importantes para esse grupo de pessoa. As pessoas estão com maior expectativa de vida, mas a qualidade dela está cada vez pior. As pessoas morrem mais por doenças crônicas como a hipertensão arterial ou problemas respiratórios numa época na qual se fala muito sobre exercícios físicos e alimentação saudável. Outras doenças como a osteoporose, fraqueza muscular ou diabetes também podem ser evitadas com uma prática constante de exercícios diários.

ids

Muitos idosos, depois de uma certa idade se vêm dependentes de outras pessoas ou de acessórios como muletas para fazer pequenas coisas como fazer compras num supermercado, ir à padaria ou até mesmo ir até a cozinha buscar um copo de água. As limitações podem ser inúmeras, mas há como reverter o quadro com um pouco de esforço e dedicação. Os exercícios mais indicados para os idosos são aqueles de intensidade baixa a moderada.

ids

Exercícios aeróbicos como caminhadas, hidroginástica ou natação são excelentes opções. A hidroginástica é ainda melhor, pois trabalha com todo o corpo, reduz o impacto nas articulações, ajuda na melhora do condicionamento cardiorrespiratório, fortalece a musculatura e ajuda no equilíbrio. Práticas como a Yoga deixam o corpo mais flexível, trabalha o centro de equilíbrio evitando quedas e melhorando a respiração. O pilates também melhora o equilíbrio, trabalha a coordenação motora, fortalece e define músculos e ajuda a manter as articulações sempre bem lubrificadas.

Cuidados com os Exercícios Físicos

Antes de começar a realizar exercícios físicos é preciso ir ao médico, fazer alguns exames e pedir orientação para que ele te libere ou não para uma prática esportiva. Caso a resposta seja positiva, o próximo passo é procurar a orientação de um profissional de educação física e preferir por um atendimento integral e personalizado. Isso evita complicações na saúde e possíveis lesões nos músculos e nas articulações, já que em idade avançada, o tempo que o corpo leva para se curar é maior, principalmente para os portadores de diabetes.

ids

A pressão arterial e a frequência cardíaca devem ser monitoradas todo o tempo, antes e depois dos exercícios. Fique sempre atento a qualquer sinal de cansaço que o corpo envie, pois ir além do limite pode trazer sérias consequências, principalmente se você estiver iniciando os treinos. O alongamento é importantíssimo e essencial antes de iniciar a atividade, ele previne lesões como rompimentos de tendões e fibras musculares.

Vantagens dos Exercícios Físicos

Uma pesquisa realizada pelo Hospital do Servidor Público Estadual selecionou 92 idosos com idades, em média de, 79 anos e fez um estudo comparativo. Eles perceberam que os 48 idosos que estavam no grupo e tinham hábitos saudáveis como a prática de atividade física com certa frequência, iam menos ao médico do que os outros 44 indivíduos sedentários. Ou seja, se você é daqueles que não suporta ir ao consultório, tá aí mais um bom motivo para começar a se exercitar.

ids

As doenças crônicas no nosso país representam 72% do total de mortes. Um número bastante grande não acham? É por isso que o Ministério de Saúde tem promovido campanhas, incentivando as pessoas a ter práticas mais saudáveis no seu dia a dia. Além dos exercícios é importante comer bons alimentos, de preferência sempre frescos e feitos em casa. Comidas enlatadas e congeladas são péssimas para o nosso organismo e contém grande quantidade de sódio, o que aumenta a pressão arterial.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui