Quantos dias sem ir à academia prejudica o treino?

8

PUBLICIDADE

Infelizmente não é sempre que conseguimos seguir à risca os projetos que temos. Sempre surgem problemas de trabalho, uma viagem para fazer ou alguma coisa não sai como planejado. O problema é quando isso afeta os treinos da academia. Quem pratica musculação há algum tempo já notou que quando passa um número de dias sem treinar, começa a perder massa muscular.

Dica: Conheça os erros mais comuns das mulheres na academia.

Porém, esses contratempos são inevitáveis e temos que lidar com eles. Isso não quer dizer que você não seja uma pessoa dedicada. Quer dizer que problemas podem acontecer com qualquer pessoa inclusive com você. Portanto, não se sinta culpado em ter que faltar aos treinos por algo realmente importante. Apenas evite faltar simplesmente por preguiça.

Quantos dias sem ir à academia?

Não adianta procurar porque você não encontrará um número exato de dias. Cada corpo reage de um jeito perante a falta de exercícios. Pense da seguinte forma: seu corpo funciona através de estímulos, se você não for estimulado a resolver um prolema, o seu cérebro nunca se desenvolverá da forma que deve ser. O mesmo acontece com o corpo. Quando o estímulo para, os músculos tendem a voltar ao seu estado de origem.

Mesmo que não se consiga definir um tempo exato uma coisa está clara: quem treina há mais tempo demora mais de perder massa muscular se for comparado com um iniciante, que começou os treinos há menos de 6 meses. Além do mais, um bom treino precisa ter períodos de alta e baixa intensidade alternados. Quanto mais diferentes são os estímulos dados, mais o músculo responderá.

Leia também nosso artigo especial sobre as lesões mais comuns na academia.

Da mesma forma que os mais experientes demoram mais de perder massa muscular depois de um certo tempo sem treinar, eles ganham hipertrofia mais rápido quando retornam. Isso se deve a nossa memória muscular. Quem malha há mais tempo, possui uma memória muscular bem conservada e mais intensa que aqueles que treinaram por pouco tempo.

Evite grandes perdas

Se você já sabe que vai ter que passar uma semana longe da academia seja por qualquer motivo, intensifique seus treinos dias antes. Assim, o descanso será utilizado para a supercompensação. Pode ser que o seu caso seja apenas falta de organização na agenda e quando você tem algo a mais para ser feito, a academia sempre fica de fora. É possível malhar em menos tempo e dar uma solução para o problema da falta de tempo:

  • exercícios multiarticulares são ótimos, pois é possível treinar várias cadeias musculares de uma única vez;
  • o intervalo entre uma série e outra deve ser entre 30 e 40 segundos;
  • treine de forma mais intensa e em menos tempo, por exemplo, o que você fazia em 1 hora, faça em 30 minutos;

Evite ao máximo perder treinos por motivos banais para que quando seja realmente necessário faltar à academia não haja deficit. Faça um treino já contando com esses contratempos. A doença não marca data e uma gripe pode te pegar a qualquer momento e por isso é sempre bom estar preparado e precavido.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

8 COMENTÁRIOS

  1. Malho à 3 anos 2 com personal e tive um problema, fiquei internada e tem 1 mês sem malhar. Tem como manter as massa muscular que obtive com treinos reserva anos todos?

    • Bom dia! É normal sim! Durante um ano seu corpo voltou ao estado de vamos dizer ao estado tranquilo! Ou seja seus corpo viu que o gasto energético não era como antes quando treinava! Então por ficar parada a muito tempo quando volta da zona de conforto seu corpo senti que tem algo diferente por isso reagi com dores! Mais
      Logo vc se acostuma novamente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui