Sauna emagrece?

0

Há uma crença generalizada que fazer sauna ajuda a perder peso. Ela também é conhecida como banho Finlandês e podemos ver os tipos a vapor (a mais comum no Brasil, seca e de pedra). Mas, como são os efeitos que a sauna provoca no nosso organismo para haja, de fato, perda de peso? Veja quais os benefícios que a sauna pode oferecer ao seu corpo.

Quais os efeitos da sauna na perda de peso?

A resposta para essa dúvida é bem simples. Quando estamos na sauna, a temperatura do corpo aumenta e como se pode notar, suamos bastante. Essa é a forma que o nosso corpo tem de manter a temperatura interna estável. Em consequência a isso temos o aumento do metabolismo e maior gasto energético.sauna

Porém, a quantidade de calorias perdidas são muito pequenas, cerca de 100 a 150 calorias em 30 minutos. Assim, a sauna não é o melhor meio que temos de perder uns quilos a mais. É claro que qualquer ajuda é bem vinda, mas se concentrar apenas na sauna para emagrecer é um erro. A melhor forma de perder peso de maneira saudável continua sendo exercícios aeróbicos e uma dieta equilibrada.

Além do mais, é preciso ficar atento para um pequeno detalhe quando se fala em sauna. Perdemos boa parte dos nossos líquidos corporais através do suor e isso pode explicar os números menores na balança depois de alguns minutos na sauna. Além das poucas calorias perdidas, boa parte dos líquidos corporais foram perdidos e precisam ser repostos rapidamente.

Outros benefícios da Saunasauna

A sauna pode ser uma maneira excelente de desintoxicar o organismo. O excesso de sódio que consumimos através dos alimentos são jogados para fora do nosso organismo através do suor. Por sua vez, menos sódio gera menor acúmulo de líquidos, que por sua vez melhora a celulite. Você ficará menos inchado e esse ponto é excelente para começar uma nova dieta. O melhor dia para a sauna é numa segunda ou sexta, quando o corpo já está com acúmulo de substâncias intoxicantes.

A sauna é excelente para ser feita depois dos exercícios ou musculação. Ela ajuda a reduzir as dores musculares que sentimos logo após os exercícios, principalmente se foram feitos de forma intensa. Porém, não utilize esse benefício para malhar o mesmo grupo muscular no dia seguinte. Se você quer ter mais massa muscular, precisa de descanso.

Contraindicações

Não é qualquer pessoa que pode fazer uso dos benefícios da sauna. Seja de forma temporária ou permanente, as contraindicações devem ser respeitadas. Diabéticos, cardiopatas, gestantes, período menstrual, cálculo renal, pessoas com micoses, acima de 60 anos, portares de câncer ou com enfisema. Também aqueles que estiverem passando por um processo inflamatório ou infeccioso não é adequado.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui