Tem muita gente correndo atrás de perder aquela gordurinha não é mesmo? Pois bem, tem gente recorrendo a um composto chamado hidroclorotiazida, tida como um medicamento que ajuda na perda de peso. Na verdade, esse medicamento é indicado para pessoas que possuem hipertensão arterial. Também pode se prescrito para outras doenças como o ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva), terapia hormonal e cirrose hepática.
Saiba mais sobre remédios para emagrecer como a sibutramina.
Como esse remédio funciona?
Muitos acreditam que a hidroclorotiazida emagrece, mas na verdade esse medicamento é apenas um diurético. Assim, se você pensa que o remédio elimina gordura está enganado. O que ele faz mesmo é reduzir a quantidade de líquido no corpo o que faz reduzir o “inchaço” e não a gordura localizada.
Hidroclorotiazida emagrece ou não?
Você pode até ver números menores na balança, mas não se anime porque você não perdeu uma grama de gordura. O que sabemos é que tanto o carboidrato quanto a gordura promovem o acúmulo de líquidos fazendo você se sentir mais pesado. Com esse excesso de líquido eliminado, os números começam a cair mas apenas pela perda de sódio e água pela urina.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o fato de que entre as reações adversas encontradas na bula da hidroclorotiazida é a perda de apetite. Isso faz com que você coma menos e assim aumente a perda de peso já que o gasto calórico permanece o mesmo.
Aprenda a preparar sucos detox e elimine gordura com eles.
Efeitos adversos da hidroclorotiazida
Como se pode perceber não é objetivo desse medicamento a perda de peso. Portanto, você pode sofrer algumas reações adversas se resolver ingerir o remédio sem ter uma patologia associada diretamente com ele. Entre os efeitos colaterais estão:
- náusea;
- pancreatite;
- vômito;
- prisão de ventre;
- dor de cabeça;
- vertigem;
- urticária;
- púrpura;
- redução dos glóbulos brancos e plaquetas;
- anemia aplástica;
- reação anafilática;
- elevado nível de açúcar no sangue;
- fraqueza;
- aumento da taxa de ácido úrico;
- sensibilidade à luz de forma exagerada;
Contraindicações da Hidroclorotiazida
Bom, esse medicamento só pode ser comprado em farmácias mediante a apresentação de uma receita médica. Portanto, apenas quem possui a receita pode consumir a medicação. Como a hidroclorotiazida é indicada para doenças específicas, quem está fora desse grupo não deve consumir o remédio a não ser que seja aconselhado pelo médico e tenha a prescrição em mãos.
Gestantes e lactantes devem informar ao médico a sua condição no momento da consulta. Outra ponto importante a relatar ao médico é se você está tomando outras medicações e quais são elas.
Muito bom, este artigo esclareceu varios pontos