Treinar no Inverno faz bem? É vantajoso?

Será que treinar no inverno faz bem? Está é uma das dúvidas mais importantes de quem se preocupa com a própria saúde. Afinal, o inverno é também ambiente de muitos tipos de acometimentos, como gripes e resfriados. Logo, treinar de forma intensa e sem tomar os devidos cuidados, pode resultar em desgaste físico e também imunológico.

Por isso, nossa primeira dica é: sempre treine com supervisão e aconselhamento de um médico e profissional de educação física. Somente eles serão aptos a indicar os melhores treinos para cada momento da sua vida. Pois, como você sabe, não há “receita mágica” para o melhor treino nem para a melhor dieta. Mas sim, há um estudo sobre o seu corpo e suas necessidades em cada estação do ano.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o texto!

treinar no inverno faz bem
Correndo no inverno – Foto: Freepik

Treinar no Inverno faz bem para saúde?

Entender se treinar no inverno faz bem para saúde ou não é muito mais uma questão de momento, do que qualquer outra coisa. Afinal, sabemos que exercícios físicos fazem bem para saúde de inúmeras maneiras, desde que você respeite o seu corpo e seus limites. No entanto, o inverno muitas vezes traz condições que precisam ser consideradas na hora de fazer uma corrida ou levantar um supino.

Por exemplo, para algumas pessoas, o inverno pode ser um momento em que a respiração fica um pouco mais pesada. Logo, é preciso considerar este aspecto na hora de treinar, nunca descartando o que seu corpo está sentindo. Agora, para outras pessoas, pode ser que não haja sintoma diferente nenhum. Então, nossa dica é: ouça seu corpo nesta época do ano e adapte seu treino de acordo com ela.

O inverno é um período em que os músculos de maneira geral, ficam mais contraídos. Logo, é importante que você faça alongamentos e se aqueça de uma forma que eles esquentem. Isto é fundamental para evitar lesões, ok?

Vejamos agora algumas vantagens de treinar no inverno.

Vantagens de treinar no inverno

Para entender se treinar no inverno faz bem para saúde, precisamos também entender as vantagens e os benefícios desta prática, não é mesmo? Afinal, nós já sabemos que treinar, de fato, é uma prática saudável. Mas cada estação, possui peculiaridades e características próprias, o que faz com que o treino precise mudar de acordo com as condições do tempo, inclusive.

Entre outras situações, o treino no inverno garante algumas vantagens, como:

  • Gasto energético maior;
  • Gasta a energia dos “excessos” do inverno;
  • Se você não gosta de treinar suado, o inverno te ajuda;
  • Melhora seu ânimo e seu sono;
  • O “projeto verão” começa no inverno;

Vejamos cada uma delas a partir de agora. Acompanhe!

correndo no frio
Correndo no inverno – Foto: Freepik

Gasto energético maior

O inverno faz com que seu gasto energético seja maior. Afinal, você pode aumentar sua resistência de uma forma que queime mais calorias. Claro, sempre respeitando os limites do seu corpo. Mas de forma geral, um clima mais ameno faz com que o seu corpo transpire menos e você possa se dedicar por mais tempo em uma atividade. No longo prazo, isto pode representar mais calorias queimadas.

É claro que também vai depender muito do seu estilo de treino e também do dia em si. Afinal, um dia de frio intenso ou mesmo chuvoso, pode impossibilitar uma corrida de rua, se este for o seu caso. Logo, você não treinará e a condição de mais queima não acontecerá.

Gasta a energia dos “excessos” do inverno

No inverno nós costumamos comer mais. Isto é um fato. Logo, treinar neste período ajudará a conter estas colorias em nosso corpo, o que é ótimo, pois não acumularemos gorduras desnecessárias. Esta é uma grande vantagem de treinar no inverno, pois aquele chocolate quente tão amado de uma noite fria não necessariamente precisa ser um peso na consciência. Legal, não é mesmo?

treinar no inverno faz bem
Treino no inverno – Foto: Freepik

Se você não gosta de treinar suado, o inverno te ajuda

O inverno é uma forma de treinar sem suar. Você reparou que seu corpo tende a transpirar menos? Bom, isto a princípio não é algo ligado a benefício ou malefício físico. Mas sim, mental. Há pessoas que sentem-se angustiadas em treinar com excesso de suor pelo corpo. Seja por atrapalhar a concentração ou por deixar o corpo com aspecto de sujo.

Isto acontece e se você se encaixa neste perfil, o inverno será seu melhor período para treinar. Encontre os melhores exercícios para o inverno e pratique-os de uma forma muito mais concentrada e focada, com um suor muito mais “tímido”.

Melhora seu ânimo e seu sono

Exercícios, como já mencionamos, melhoram muitos aspectos da nossa vida. E o ânimo e o sono, são dois aspectos fundamentais. Um, nos dá energia. E o outro, também! Logo, em um clima mais ameno, chuvoso e cinza, a tendência é que criemos sensações de mais “recolhimento” e com menos ânimo. É claro que isto não é regra. Mas, se este for seu caso, saiba que os treinos podem fazer com que seu inverno seja mais animado e mais azul do que cinza.

Com relação ao sono, como você sabe, dormir é parte fundamental de um treino eficiente. Há quem acredite que nunca desacelerar é sinônimo de produtividade, mas não é. Dormir é tão importante quanto treinar pesado. Afinal, é neste momento que nosso corpo exerce diversos tipos de funções e faz com que determinados nutrientes, de fato, entrem em ação.

Entenda mais sobre o hormônio do sono.

treinar no inverno faz bem
Aquecendo no inverno – Foto: Freepik

O “projeto verão” começa no inverno

E por fim, não podemos deixar de falar sobre treinos no inverno e como isso impacta no famoso “projeto verão”. Afinal, todo projeto verão começa justamente no inverno. Então, se você busca um ânimo e uma energia extra para treinar neste período de mais “preguiça”, tente olhar para o futuro e enxergar os benefícios disso lá na frente, no verão!

Então, sim: treinar no inverno faz bem para saúde. Desde que você treine certo e de acordo com seu corpo e objetivos.

Bons treinos!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui