Acupuntura: a prática que previne e cura lesões

U Fabíola Cunha    t 11 de setembro de 2016


Com tantas oportunidades e opções para praticar exercícios físicos disponíveis atualmente, não é à toa que também aumentam o número de lesões, que acabam ocorrendo muitas vezes por falta de preparo, conhecimento e orientação. A acupuntura entra como um dos tratamentos mais indicados para tratar esses problemas.

acupuntura

Uma lesão ocorre quando há sobrecarga que ultrapassa a tolerância máxima do tecido. Há as chamadas lesões agudas, que são as contusões, entorses, traumas e rupturas e as lesões por esforço repetitivo, que são as bursites e tendinites, por exemplo.

Dica: Confira também o nosso artigo sobre as capsulas de cafeína.

acupuntura

Atletas amadores e profissionais estão mais sujeitos às lesões e cada vez mais a medicina está atenta ao bem-estar físico e psíquico, ao sistema imunológico, entre outros fatores. A acupuntura, técnica milenar que consiste na aplicação de agulhas especiais em pontos do corpo, promove não apenas o tratamento de lesões, mas a prevenção. Veja os benefícios principais:

acupuntura

  • Melhoria da circulação sanguínea do tecido lesionado
  • Relaxamento muscular e redução da dor
  • Ação anti-inflamatória e analgésica
  • Diminuição de edemas
  • Diminuição do tempo de recuperação em lesões musculares e articulares
  • Liberação das tensões musculares
  • Melhora do tônus e da elasticidade muscular.

acupuntura

Além dos benefícios físicos, a acupuntura auxilia na diminuição do estresse, ansiedade e insônia.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (da qual faz parte também a terapia Cupping), durante a prática de exercícios físicos, há circulação da energia Qi nos meridianos (canais de energia onde se localizam a maior parte dos pontos de acupuntura). Quando há atividade em excesso, esse fluxo de energia acaba ficando bloqueado ou estagnado nos locais mais exigidos e fatigados.

acupuntura

A acupuntura restabelece o fluxo, equilibrando o fluxo energético dos órgãos internos, melhorando os sintomas físicos e também a parte emocional e mental do atleta.

Apesar de muitos considerarem “mística”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a acupuntura um complemento da medicina moderna. Ela é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.

acupuntura

A estimulação de pontos de acupuntura não depende apenas das agulhas: ela pode ser feita pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser e outras técnicas. Profissionais capacitados fazem uma avaliação do paciente antes de aplicar o tratamento, que pode durar algumas sessões ou integrar a rotina do atleta.


Deixe uma resposta