Os benefícios do óleo de coco

U Marcos A.    t 3 de setembro de 2015


Há pouco tempo as pessoas nunca tinham ouvido falar do óleo de coco. Porém, esse produto, de repente, se espalhou no gosto popular e logo se tornou figurinha carimbada nas dietas e nas prateleiras dos supermercados e lojas de produtos naturais. Hoje se sabe que ele possui inúmeros benefícios para a saúde como um todo.

O que é o óleo de coco?

Os benefícios do óleo de coco

Ele é extraído do coco e podem existir dois tipos de óleo a depender de como foram retirados da fruta. Temos refinado que tem como base o coco já seco e o extravirgem que é fabricado a partir do coco fresco. Neste caso, o óleo deve ser retirado da fruta até 48 horas após a colheita para manter as suas propriedades.

Se você der preferência ao escolher alimentos de fonte orgânica os resultados serão ainda melhores. Eles ficam na cor branca e em estado sólido quando em temperaturas mais baixas, porém em locais acima de 22° C, em média, ele já é encontrado em seu estado líquido de cor transparente.

Os benefícios do óleo de coco

Os benefícios do óleo de coco

Esse óleo ficou muito famoso depois que os seus poderes emagrecedores foram divulgados. Outro importante benefício é o fato dele conter gordura saturada de cadeia média que ajudam a eliminar o LDL (colesterol ruim). O óleo de coco pode ter as suas propriedades bem aproveitadas das mais diversas formas.

Veja como escolher bem os suplementos para emagrecer.

Controla a ingestão de doces

Você é daqueles que não aguenta passar por uma loja de doces sem sair com, pelo menos, um na mão? Então o óleo de coco não pode faltar na sua dieta. Esse óleo consegue manter os níveis de insulina estáveis e equilibrados, reduzindo assim a vontade de comer doces de maneira exagerada. Ao contrário de outros tipos de óleos, este permite a entrada de insulina dentro da célula mantendo o equilíbrio dessa substância na corrente sanguínea.

Mais tempo saciado

Como ele é um tipo de gordura, demora mais tempo dentro do estômago para ser quebrada e digerida. Portanto, você passará mais tempo sem vontade de comer ainda que apareçam tentações na sua frente.

Os benefícios do óleo de coco

Ajuda a emagrecer

O óleo de coco se tornou queridinho justamente por causa desse benefício. Ele é um agente termogênico, ou seja, acelera o metabolismo aumentando o gasto calórico. Esse produto consegue esse benefício tão almejado agindo diretamente na glândula tireoide, uma parte do nosso corpo que está ligada ao metabolismo.

Veja aqui como emagrecer de forma saudável sem passar fome.

Melhora a constipação

Quem sofre de constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre, pode se beneficiar das propriedades do óleo de coco. Ele favorece a proliferação de bactérias benéficas e elimina aquelas que fazem mal ao nosso organismo. Desta forma, ajuda na normalizar o trânsito intestinal.

Fortalece o sistema imune

Os benefícios do óleo de coco

Nós temos o nosso próprio exército de defesa contra os agentes agressores como vírus e bactérias, são as chamadas células brancas. Quando o sistema imune está com poucas células nós ficamos doentes com muito mais frequência. No óleo de coco é possível encontrar o ácido láurico que também está presente no leite materno.

Ação antioxidante

O óleo de coco consegue agir reduzindo ação dos radicais livres, substâncias que aparecem naturalmente no nosso corpo, mas que se tornam excessivas quando há acúmulo de tecido adiposo e também em alimentos gordurosos e industrializados. Isso se deve a presença de vitamina E nessa substância, combatendo assim o envelhecimento precoce.

Descubra como o suco de couve ajuda a melhorar a saúde.

Como consumir

Os benefícios do óleo de coco

O óleo de coco pode ser usado em saladas e também pode ser misturado em vitaminas e iogurtes. Há pouco tempo era consenso que o óleo  perderia os seus benefícios quando aquecido em frituras e seria igual a qualquer outro óleo. Porém, alguns estudos mais novos já provam que o óleo de coco pode ser utilizado para fritar em fogo brando e ainda não oferecer malefícios ao corpo.

Mas é bom não exagerar. Afinal de contas também é um óleo, que em excesso, pode se depositar e virar gordura acumulada. A melhor opção é evitar frituras e se não tiver outro jeito, usar o óleo de coco. Para quem quer perder peso, o óleo deve ser aliado a exercícios físicos e dieta balanceada.


Deixe uma resposta